sábado, 27 de fevereiro de 2021

Um amigo não é o adulador, mas um segundo eu

 

O Rei São Luis IX em Damieta (Egito) protegido por cruzados

A respeito do tema “Amizade” seguem algumas frases para reflexão. Refiro-me à Amizade (com A maiúsculo) autêntica, profunda e duradora e não daquela amizade carregada de sentimentalismo romanesco, e que não passa de um afeto efêmero.

“Querer as mesmas coisas, mas não querer as mesmas coisas, é essa na verdade a sólida amizade”. (São Jerônimo)

“Mais amigo é o censor que corrige nossos erros do que o adulador que perfuma nossa cabeça”. (Santo Agostinho)

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos”. (São João, 15,13)

“Se queres ter um amigo, adquire-o durante a provação, e não te apresses a confiar nele”. (Livro do Eclesiástico 6, 7)

“Alter ego est amicus” – Um amigo é um segundo eu. (Expressão latina)

“Se vamos ser verdadeiros amigos, é preciso que gostes de mim, e não da minha fortuna”. (Cícero)

“Quem critica o amigo ausente é mau caráter”. (Horácio)

“Amigo de todos, amigo de ninguém”. (Sêneca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário