terça-feira, 17 de agosto de 2021

MEDWATERICE – ESAC acolhe reunião do Conselho Executivo e promove visitas técnicas


No âmbito da sua participação no MEDWATERICE “Utilização sustentável da água nos agroecossistemas do arroz na região mediterrânica”, nos próximos dias 7 e 8 de setembro, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC) acolhe a reunião do Conselho Executivo (Executive Board) deste consórcio e promove visitas técnicas aos campos experimentais portugueses do Baixo Mondego e Vale do Lis.

O programa inicia-se com uma reunião para preparação da apresentação a ser feita à entidade avaliadora externa e às agências de financiamento de cada um dos países envolvidos no projeto. Segue-se uma breve apresentação do esboço de vídeo promocional do projeto e sua apreciação pelos membros.

Para o período da tarde do 1.º dia está agendada a visita aos campos experimentais do projeto situados no Baixo Mondego: Talhão experimental na ESAC (Coimbra), Campo Experimental do Bico-da-Barca da DRAPC – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (Montemor-o-Velho) e Quinta do Canal, da ABOFHBM – Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego (Figueira da Foz), nos quais estão a ser levadas a cabo experiências de poupança de água na rega de arroz. Está ainda prevista uma visita à sede da ABOFHBM, em Quinhendros, Montemor-o-Velho.

Para a manhã de 8 de setembro está planeada uma apresentação à distância de Stefano Corsi - Economista Agrário da Università degli Studi di Milano (Itália), na qual falará sobre a metodologia aplicada e os resultados alcançados nas entrevistas realizadas aos produtores de arroz da região de Lomellina, Itália, com o objetivo de perceber a sua recetividade para a introdução da técnica de alagamento intermitente (AWD, Alternate Wetting and Drying flooding), seguida de discussão. Posteriormente, haverá lugar para uma reflexão sobre os resultados obtidos através das diferentes experiências feitas nos estudos de caso portugueses - Baixo Mondego e Vale do Lis - e será ainda efetuada uma atualização das atividades desenvolvidas e metodologias utilizadas.

O programa termina com a visita à Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, em Monte Real, seguida aos campos experimentais da Quinta de Nuno Henrique Guilherme (Monte Real) – experiência de AWD, e à Quinta Delfim Eugénio (Leiria) – experiência de rega por gotejamento do arroz.

Recorde-se que o projeto MEDWATERICE faz parte da iniciativa PRIMA (http://prima-med.org/) – Parceria para a Investigação e Inovação na Área Mediterrânica – um instrumento da União Europeia para promover a colaboração entre os países euro-mediterrânicos no reforço da investigação e inovação e inclui-se na secção 2 – multi-topic 2018; ponto 1.1.3: tecnologias e práticas de rega. Teve início a 1 de abril de 2019, a sua duração prevista é de 3 anos e envolve na ESAC doze investigadores, com atividade experimental nos aproveitamentos hidroagrícolas do Baixo Mondego e do Vale do Lis. Ao todo, o consórcio MEDWATERICE inclui onze entidades de seis países da área do Mediterrâneo (Itália, Espanha, Portugal, Egito, Turquia e Israel), entre universidades, centros de investigação e empresas privadas, sob liderança transnacional da Università degli Studi di Milano, Itália. O IPC, através da ESAC, lidera uma componente portuguesa, coordena a Work Package 6 “Stakeholders involvement and dissemination of results” e integra o Executive Board. O painel das entidades colaboradoras portuguesas é constituído pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego, Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, empresas agrícolas Pinto da Costa Sociedade Agrícola Lda. (Maiorca), Nuno Henrique Guilherme (Monte Real) e COTArroz (Salvaterra de Magos), empresa tecnológica Agrozapp, empresa de produtos agrícolas Lusosem S.A., Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, empresa Águas do Centro Litoral S.A. e Administração da Região Hidrográfica do Centro (APA, ARH-Centro).

Toda a informação e resultados do projeto podem ser consultados em https://www.medwaterice.org/.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário