sábado, 25 de setembro de 2021

Anadia distinguida com Bandeira Verde Eco XXI

Anadia conquistou, uma vez mais, o galardão Bandeira Verde Eco XXI 2021. A distinção, instituída pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer o trabalho realizado pelos municípios em prol do desenvolvimento sustentável, foi entregue no dia 22 de setembro, numa cerimónia que decorreu em Santo Tirso.

O Município recebeu ainda uma Menção Honrosa, no âmbito do projeto “O Mar começa aqui”, no qual estiveram envolvidas 11 escolas do concelho. A iniciativa “O Mar Começa Aqui” visa compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, e da qualidade da água doce e salgada em particular.

De salientar que, desde 2015, o Município de Anadia tem vindo a traçar um caminho de grande sustentabilidade, apostando em várias políticas ambientais e na promoção de boas práticas, o que se tem refletido na pontuação que tem vindo a obter, ao longo destes anos, por parte da ABAE.

O ECO XXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. Visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspetos: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Ao aferir a qualidade do desempenho do município, o ECO XXI constitui-se ainda como uma ferramenta de gestão interna, apontando caminhos e metas no sentido da sustentabilidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário