sábado, 27 de novembro de 2021

BOAS FESTAS EM AVEIRO 2021/2022

 

Iluminação de Rua, Casa do Pai Natal, Cinema em Drive-in e Sabores com Tradição entre os principais destaques 

Imagem: Litoral Centro

Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a iniciativa “Boas Festas em Aveiro” regressa, ainda em edição especial e adaptada aos condicionalismos provocados pela Pandemia de Covid-19.

O “Boas Festas em Aveiro” celebrará assim, entre 1 de dezembro de 2021 e 10 de janeiro de 2022, o Natal e a Festa de São Gonçalinho, sem haver lugar à Passagem do Ano e outros eventos que, por força das limitações que temos de viver no Combate à Pandemia do Covid-19, decidimos não preparar.

O tradicional Acender das Luzes de Rua e da Árvore de Natal no Jardim da Fonte Nova vai acontecer no dia 1 de dezembro às 19h30. A ligação da iluminação de Natal da Cidade e da maior Árvore de Natal de Portugal, será acompanhada simbolicamente pelo soar natalício inédito e em simultâneo dos sinos de cinco torres sineiras do centro histórico.

Principais Novidades

O Jardim da Fonte Nova vai acolher a Casa do Pai Natal – Espelho Mágico onde poderá ser entregue a Carta ao Pai Natal. A abertura será no dia 1 de dezembro, pelas 19h30. Nos feriados e fins-de-semana a Casa estará aberta das 11h00 às 20h00. Nos restantes dias abrirá das 18h00 às 20h00.

A vivência da quadra natalícia em Família será contemplada com o Cine Drive In de Natal – Infantil. De 17 a 19 de dezembro, pelas 18h00 e 21h00, no Parque de Exposições de Aveiro, as Famílias são convidadas a experienciarem o formato drive-in, com toda a envolvência de Hollywood e da fantasia de Natal, com plena componente cénica através de filmes marcantes para as crianças, não faltando as tradicionais pipocas. O acesso é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

De 3 a 5 de dezembro e de 10 a 12 de dezembro, serão apresentados vários espetáculos de videomapping. Nos dias 3, 4 e 5 será na Igreja da Misericórdia com “Glória: Deus Menino” com sessões às 19h00 e 22h00. Já nos dias 10, 11 e 12 de dezembro será exibido o “Quebra Nozes Digital” no ATLAS Aveiro com sessões às 19h00 e 24h00.

A entrada no novo ano será marcada com o tradicional Concerto de Ano Novo pela Orquestra Filarmonia das Beiras, na sexta-feira, dia 1 de janeiro, pelas 18h00, no Teatro Aveirense.

O programa inclui, ainda, o Concerto de Reis pelo Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, no dia 6 de janeiro, pelas 21h30, no Teatro Aveirense.

Aveiro, Sabores com Tradição

“Aveiro, Sabores com Tradição” é uma aposta da Câmara de Aveiro na promoção da Cidade e do Município enquanto destino de referência no panorama gastronómico nacional. A realizar-se de 1 de dezembro a 10 de janeiro 2022, esta é uma marca distintiva para todo o ano nos restaurantes aderentes, que são convidados a criar um menu atrativo de pratos confecionados com produtos locais identitários, que perpetuem na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense.

A intenção desta iniciativa é reforçar a gastronomia de Aveiro como elemento identitário da Região, e este ano fortalecer a mensagem de qualidade e segurança dos Nossos Restaurantes no que respeita ao cumprimento das regras Anti-Covid-19, apelando aos Cidadãos que façam refeições na Restauração do Município de Aveiro dado que esse é o principal apoio que lhe podemos prestar.

Dos menus constarão as melhores iguarias de Aveiro, tais como, Bolos de Bacalhau e Espetadas de Mexilhão, Sopa de Enguias, de Peixe ou Chora/Canja de Bacalhau, Caldeirada de Enguias ou Peixe, Leitão ou Chanfana, Ovos-Moles ou Cavacas, sempre com Vinho ou Espumante da Região da Bairrada, a região de excelência vinícola de Aveiro, terminando com a já mística “Bandeja de digestivos Aveiro”, constituída pelos Licores de Alguidar e Aguardentes Bairrada.

Festas de São Gonçalinho de Aveiro

Salienta-se, ainda, a Festa de São Gonçalinho de Aveiro de 6 a 10 de janeiro de 2022 (programa próprio a consultar), que, como habitualmente, marca o encerramento do programa e está sob a responsabilidade da sua Mordomia, sendo a CMA uma importante entidade Parceira.

Comércio Tradicional de Aveiro

Ainda enquadrado na quadra natalícia, a CMA colabora com a Associação Comercial de Aveiro (ACA) no âmbito do projeto “Aveiro Montras, Esplanadas e Fachadas”, do qual será selecionada a melhor montra de natal, a melhor fachada natalícia, a esplanada mais natalícia e montras de São Gonçalinho.

O “Boas Festas em Aveiro” tem este ano um orçamento total de cerca de 190.000€, que corresponde a cerca de um terço do orçamento de 2019, sendo esta dimensão justificada pela opção de realizar este evento como elemento de apoio à vida, à atividade social e económica do Município de Aveiro, e adequada às restrições impostas pelo Combate à Pandemia do Covid-19 em que Todos estamos envolvidos.


BOAS FESTAS EM AVEIRO

1 de dezembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022

www.facebook.com/boasfestasemAveiro

www.instagram.com/boasfestasemaveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário