quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO “MIRAGENS” INAUGURADA NO 27.º ANIVERSÁRIO DO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, comemorou o seu 27.º aniversário, com a inauguração da exposição “Miragens”, da artista Maria de Fátima M. Silva, que decorreu na tarde do passado sábado, 7 de dezembro. 
O momento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves; da própria artista, além de diversos convidados.

Durante a inauguração, o presidente Aurélio Ferreira destacou a importância da valorização do património cultural do concelho, recordando que “este Museu é um guardião da memória artística do Escultor Joaquim Correia e continua a ser palco para a criatividade contemporânea, como podemos ver com esta magnífica exposição de Maria de Fátima M. Silva”.
A vereadora Ana Alves reforçou a relevância de apoiar artistas locais e/ou residentes no concelho e de proporcionar à comunidade momentos culturais únicos.

Maria de Fátima M. Silva partilhou o significado da sua obra, descrevendo-a como “uma constante procura por novas experiências e formas de expressão”. A artista explicou que o seu processo criativo é a constante procura do ato de inventar, desconstruir e pintar, dando largas à criatividade.

A exposição “Miragens” estará patente no Museu Joaquim Correia, até 22 de fevereiro de 2025, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
No âmbito da comemoração desta efeméride, no passado dia 5 de dezembro, realizou-se uma visita orientada, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer a história do Museu e o percurso do escultor Joaquim Correia, através das explicações apaixonadas da técnica Cátia Cavaco.
Naquele dia de aniversário, foram percorridas as várias salas do Palácio Taibner de Morais, também chamado Palácio dos Barosas, e o Pavilhão de grandes esculturas, onde está instalado o Museu. Foi contada a vida e obra de Joaquim Correia (1920-2013, Lisboa), um artista plástico muito importante no contexto da escultura portuguesa e da vida cultural marinhense.

No final da visita houve oportunidade para cantar os parabéns a este espaço municipal .

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário