A(s) destruição(ões) em relação à (im)materialidade, a interligação do mundo humano - não-humano através da priorização de coletividade, processos colaborativos e participativos nas artes, ciência e património. Estes são os temas em debate na 2ª Graduate Conference em Ciência e Tecnologia das Artes "Response(ability)", organizada por alunos dos dois doutoramentos da Escola das Artes e do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, que se realiza entre os dias 12 e 13 de dezembro. Estão confirmadas as presenças de Işıl Eğrikavuk (Berlin University of Arts) e de Defne Ayas (Performa, New York).
Durante dois dias, investigadores, artistas e académicos vão debater temas como as relações entre humanos, não-humanos e o ambiente, as práticas artísticas colaborativas e a interseção entre arte, tecnologia e património cultural. O programa inclui painéis como “Literaturas mais-que-humanas” e “Arte, Ecologia e Resistência.” Serão também abordados temas de resistência política e reflexão ecológica através da arte, bem como a exploração do corpo enquanto agente de transformação social.
“Num presente dominado pelo necropoder, assistimos à destruição da vida humana, dos territórios e à destruição material da Terra. Com base na discussão estabelecida na primeira edição, esta segunda conferência propõe um enfoque na investigação sobre a(s) destruição(ões) em relação à (im)materialidade, a interligação do mundo humano - não-humano através da priorização de coletividade, processos colaborativos e participativos nas artes, ciência e património,” refere a comissão organizadora.
Além das apresentações, o evento contará com sessões keynote proferidas por Defne Ayas, intitulada “Horticulture? On Vectors of Art, Reality, and Institutions”, e por Işıl Eğrikavuk, com “When Is a Garden More Than a Green Space: Cultivating Creativity as Our Response-ability”. Haverá ainda a projeção, pelo Cineclube EA, de filmes em 16mm de Sílvia das Fadas e o lançamento do e-book [e]motion, com a presença dos seus editores. Este encontro propõe-se como um espaço interdisciplinar para questionar práticas culturais e sociais contemporâneas, promovendo inovação e resiliência.
A 2ª Graduate Conference em Ciência e Tecnologia das Artes, organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, realiza-se entre os dias 12 e 13 de dezembro, no Porto.
Mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário