Os
estabelecimentos escolares do concelho registaram um aumento do
número de alunos no presente ano letivo. O 1.º ciclo do ensino
básico e o ensino profissional foram os que tiveram um maior
aumento, com 54 e 43 alunos, respetivamente.
No
ano letivo 24/25, a população escolar total integrada em todos os
estabelecimentos de ensino (público e privado) de Cantanhede
totaliza 4.374 alunos (do ensino pré-escolar ao secundário). A este
número acrescem 507 crianças
inseridas nas creches. Comparativamente
com o ano letivo transato, verifica-se um acréscimo de 53 de alunos
na rede escolar.
Para
a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio,
trata-se de “um dado positivo,
porquanto demonstra, por um lado a capacidade da comunidade escolar
do concelho em reter alunos, por outro, a atratividade de Cantanhede
na captação de novos residentes”.
Ainda
de acordo com a autarca, “este
dado vem atestar a pertinência da estratégia de reabilitação do
parque escolar que o Executivo Municipal tem vindo a implementar”,
sendo disso exemplo a remodelação da Escola Secundária
Lima-de-Faria, com um investimento superior a 11 milhões de euros.
No
que diz respeito à distribuição
dos alunos por estabelecimentos de ensino, foram contabilizados 3.481
alunos (79,5%) no ensino público, com um acréscimo de 14 alunos
face ao ano letivo transato, e 893 alunos (20,5%) no privado, com
mais 39 alunos face a 23/24.
Na
divisão dos alunos por agrupamentos escolares, o Agrupamento Marquês
de Marialva regista 1.724 alunos, o Agrupamento Lima-de-Faria 1.085
alunos e o Agrupamento Gândara-Mar 672 alunos.
Já
quanto à distribuição dos alunos por nacionalidades, dos 4.374
inseridos nos estabelecimentos de ensino, 353 alunos são
estrangeiros (8%), tendo-se registado um acréscimo de 9 face ao ano
transato.
Provenientes
de 33 países, a maioria é oriunda do Brasil (209 alunos),
seguindo-se Venezuela (36), Ucrânia (19) e França (17).
“Mais
do que rankings, importa o facto de os estabelecimentos de ensino de
Cantanhede continuarem a ser uma referência pedagógica e social na
região, que se traduz no crescimento da população escolar. O
mérito vai para toda a comunidade escolar, com a qual a Câmara
mantém uma estreia e frutuosa colaboração”,
conclui Helena Teodósio.
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