quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Alunos oriundos de 33 países diferentes. População escolar de Cantanhede aumentou no presente ano letivo

 
Os estabelecimentos escolares do concelho registaram um aumento do número de alunos no presente ano letivo. O 1.º ciclo do ensino básico e o ensino profissional foram os que tiveram um maior aumento, com 54 e 43 alunos, respetivamente.
No ano letivo 24/25, a população escolar total integrada em todos os estabelecimentos de ensino (público e privado) de Cantanhede totaliza 4.374 alunos (do ensino pré-escolar ao secundário). A este número acrescem 507 crianças inseridas nas creches. Comparativamente com o ano letivo transato, verifica-se um acréscimo de 53 de alunos na rede escolar.
Para a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, trata-se de “um dado positivo, porquanto demonstra, por um lado a capacidade da comunidade escolar do concelho em reter alunos, por outro, a atratividade de Cantanhede na captação de novos residentes”.
Ainda de acordo com a autarca, “este dado vem atestar a pertinência da estratégia de reabilitação do parque escolar que o Executivo Municipal tem vindo a implementar”, sendo disso exemplo a remodelação da Escola Secundária Lima-de-Faria, com um investimento superior a 11 milhões de euros.
No que diz respeito à distribuição dos alunos por estabelecimentos de ensino, foram contabilizados 3.481 alunos (79,5%) no ensino público, com um acréscimo de 14 alunos face ao ano letivo transato, e 893 alunos (20,5%) no privado, com mais 39 alunos face a 23/24.
Na divisão dos alunos por agrupamentos escolares, o Agrupamento Marquês de Marialva regista 1.724 alunos, o Agrupamento Lima-de-Faria 1.085 alunos e o Agrupamento Gândara-Mar 672 alunos.
Já quanto à distribuição dos alunos por nacionalidades, dos 4.374 inseridos nos estabelecimentos de ensino, 353 alunos são estrangeiros (8%), tendo-se registado um acréscimo de 9 face ao ano transato.
Provenientes de 33 países, a maioria é oriunda do Brasil (209 alunos), seguindo-se Venezuela (36), Ucrânia (19) e França (17).
Mais do que rankings, importa o facto de os estabelecimentos de ensino de Cantanhede continuarem a ser uma referência pedagógica e social na região, que se traduz no crescimento da população escolar. O mérito vai para toda a comunidade escolar, com a qual a Câmara mantém uma estreia e frutuosa colaboração”, conclui Helena Teodósio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário