segunda-feira, 5 de setembro de 2016

360º - O que pensam os "jotinhas" do PSD e do CDS? E as vitórias de Portugal nos Óscares do Turismo


360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Portugal ganhou mais Óscares do Turismo este ano. Os World Travel Awards foram atribuídos ontem à noite e vencemos em 23 categorias a nível europeu, quando no ano passado isso só tinha acontecido em 14. Lisboa foi considerada a melhor cidade para cruzeiros da Europa, a Madeira o melhor destino de ilhas e o Algarve o melhor destino de praia. Os Passadiços do Paiva foram considerados o projeto mais inovador da Europa. Veja aqui as imagens de todos os vencedores.


Um militar morreu ontem à noite depois de um treino do curso de Comandos. Segundo o Exército, isso ficou a dever-se a um "golpe de calor". Um outro militar sofreu o mesmo, mas está a recuperar.


Angela Merkel deve estar a precisar de ajuda para dormir. Na Alemanha, a situação política está cada vez mais complicada. Ontem, o partido da chanceler foi ultrapassado pelo AfD, que se distingue por ser contra a imigração, nas eleições na região de Mecklemburg-Pomerânia Ocidental (os vencedores foram os social-democratas do SPD).


Informação relevante
O que pensam os "jotinhas" da direita? Ontem acabaram as duas iniciativas para a juventude do PSD e do CDS - de um lado, a Universidade de Verão dos social-democratas; do outro, a Escola de Quadros do CDS. A Rita Dinis esteve nas duas para tentar entender o que vai na cabeça das juventudes dos partidos. Percebeu que têm ambição (querem ser primeiro-ministro ou presidente de junta), amam o partido e seguem o líder com devoção. Conheça-os melhor nesta reportagem.


Pedro Passos Coelho e Assunção Cristas atropelaram-se nos discursos que fizeram ontem, precisamente no encerramento destas iniciativas de verão. Cristas devia ter falado às 12h15 e Passos às 12h45, havendo assim espaço e tempo para ambos terem destaque, mas o líder do PSD antecipou-se. Vá lá: pelo menos as críticas ao atual Governo, estiveram alinhados. Mas, como explicam a Rita Dinis e o Pedro Rainho, tiveram diferenças de atitude: Cristas acha que deve apresentar propostas, enquanto Passos prefere falar do seu passado como primeiro-ministro.


Jerónimo de Sousa não foi muito mais simpático do que a direita para o governo no discurso de encerramento da Festa do Avante!. O secretário-geral dos comunistas avisou que este governo não é do PCP, nem sequer de esquerda. E que a única hipótese de ele se salvar é se romper com a União Europeia e sair do euro.


É hoje posto à venda o livro de memórias de Fernando Lima, que durante anos e anos (e anos e anos) foi assessor de Cavaco Silva em São Bento e em Belém - e que na sequência do "escândalo das escutas" foi afastado sem grandes cerimónias. Agora, defende-se. O Vítor Matos leu um capítulo do livro onde Fernando Lima se queixa de ter sido vigiado e alvo de espionagem política. Segundo o próprio, alguns SMS seus sobre o caso PT/TVI terão aparecido no processo Face Oculta.


Marques Mendes antecipou-se e já deu o seu veredicto sobre os primeiros seis meses da Presidência de Marcelo(que só acontecem no dia 9). Para o comentador, Marcelo Rebelo de Sousa fez "um reequilíbrio da função presidencial" porque "veta, condiciona, antecipa-se" e "joga no poder mediático".


Morreram os dois ocupantes (um casal) de um carro quecaiu ontem à ria de Aveiro. O acidente aconteceu na sequência de um despiste, que aconteceu na estrada que liga a Torreira a São Jacinto.


É uma cena nunca vista. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi visitar um bairro tradicionalmente favorável aos chavistas e acabou a ter de fugir (a pé) da população que gritava e batia panelas. Para completar a humilhação, houve naturalmente quem filmasse o que aconteceu.


No Brasil, os protestos foram contra o novo Presidente, Michel Temer - mas sem a presença do próprio. Em São Paulo, onde se reuniram cerca de 100 mil pessoas, a polícia usou gás lacrimogéneo e jatos de água para dispersar um grupo de manifestantes.


Madre Teresa de Calcutá foi canonizada ontem na Praça de São Pedro, no Vaticano, perante mais de 100 mil pessoas. Foi um processo ultra-rápido, mas não especialmente pacífico. Há muitos que não acreditam na sua santidade.



Os nossos Especiais
Hans Neuner é um dos melhores chefs a trabalhar em Portugal (pode encontrá-lo no Ocean, em Alporchinhos). Trouxe duas estrelas Michelin para o Algarve, e isso não aconteceu por acaso. Nasceu numa família de cozinheiros e preparou banquetes para a rainha Isabel II II e para Mandela. Numa entrevista de vida à Rita Garcia, conta: "Cozinhei para Bush, Obama e mais uns quantos sacanas".



Notícias surpreendentes

Foi a 40.ª Festa do Avante! e, como a data era redonda, o Observador, lembrou as histórias da música e da política eentrevistou Ruben de Carvalho, que fez do Avante! o que ele é hoje.


Já agora: o que é que a Festa do Avante! tem a ver com o Sporting? O Rui Miguel Tovar explica: "Só o Sporting acumula cinco vitórias em outros tantos jogos de campeonato realizados no último dia do Avante. Cinco em cinco. Não há mais ninguém".


Depois da silly season, a rentrée. No Observador, estamos a antecipar tudo o que tem a ver com cultura. Estes foram os três últimos textos: que livros vêm aí? E que exposições? E que séries de TV?


Já são seis os atores de "Harry Potter" que acabaram na "Guerra dos Tronos" - o último foi Jim Broadbent, que irá desempenhar um papel "importante" em Westeros. Fique a conhecer os outros.


Há um restaurante com vista sobre o Douro que quer mudar o mundo. Os lucros do Torreão servem para financiar iniciativas sociais. Não é preciso ir lá só para fazer um favor: no restaurante come-se mesmo bem, como descobriu a Sara Otto Coelho.


São lugares onde não pode ir nem que seja milionário - santuários, ilhas e muito mais. Uns são secretos, outros não são habitados. Conheça-os aqui.


E cá vai o trocadilho fácil: o sítio onde pode ir qualquer pessoa, seja ou não milionária, é o Observador. Aqui, não paga nada para ler as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário