sábado, 19 de agosto de 2017

Manhã de sábado: E se fosse cá? Mulher aos comandos e fé no SIRESP

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Se houvesse um atentado em Portugal, na teoria, todos saberiam o que fazer. O comando ficaria a cargo de Helena Fazenda, com supervisão do primeiro-ministro. As comunicações seriam através do SIRESP.
O ataque terrorista na Catalunha, que deixou 14 mortos e centenas de feridos, está a ser investigado em cinco frentes. Há quatro detidos e o principal suspeito, Younes Abouyaaqoub, continua em fuga.
O último suspeito que estava a ser procurado pela polícia terá sido abatido pelas autoridades, avança o jornal espanhol El País. O ataque em Barcelona provocou 14 mortos, incluindo uma portuguesa.
O ataque terrorista de Barcelona acabou mais tarde por ultrapassar os limites de Las Ramblas -- onde aconteceu -- para outros locais que estão relacionados ao atentado inicial.
Uma explosão por acumulação de gás em Alcanar, Catalunha, está no centro das investigações ao atentado em Barcelona. Era lá que a célula terrorista preparava um ataque de maior dimensão.
Polícia disparou sobre um homem que tinha esfaqueado "várias pessoas" na cidade de Turku, na Finlândia. Polícia pede a toda a gente para evitar o centro da cidade. Duas pessoas morreram.
Um homem de 31 anos morreu num esfaqueamento em Wuppertal-Elberfeld, nos arredores da cidade alemã de Düsseldorf. O suspeito está em fuga. A polícia garantiu que se trata de um homicídio.
Em Portugal, a PSP é clara: em caso de ataque, o lema é "fugir, proteger-se, telefonar". No Reino Unido também. Nos EUA, a recomendação das autoridades é outra: "fuja, proteja-se, lute".
Os Beach House, os grandes cabeças de cartaz do terceiro dia do Paredes de Coura, foram incapazes de convencer quem não pertencia ao seu núcleo duro de fãs. A coroa foi para os Young Fathers.
A candidatura de Marco Almeida à Câmara de Sintra apresentou junto do DIAP uma participação na sequência das declarações de Basílio Horta ao Observador sobre tentativas de fogo posto na Serra.
Carl Icahn anunciou esta sexta-feira que vai abandonar o cargo de conselheiro especial do presidente norte-americano Donald Trump, avança a CNBC.  

Comer/Ver/Fazer

Tem vista sobre a Baixa e 31 cocktails de autor. O Terraço 135 inaugurou a 20 de julho para dar ao Porto um novo local para apreciar o pôr do sol. E comer petiscos criados pelo chef Fernando Morais. 

"Uncharted: O Legado Perdido" chega às lojas no dia 23 de agosto mas o Rubber Chicken já o jogou de uma ponta à outra. O veredicto é simples: é o melhor jogo deste verão. 

Não é tarefa fácil adaptar ao cinema (e à televisão) a "obra máxima" do autor de "The Shining", como se pode ver por este primeiro e pouco satisfatório filme. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas. 

Ao longo de quatro dias, é a música que mais importa em Paredes de Coura. Estas são as nossas sugestões de concertos, mas também mostramos como chegar, onde ficar e o que fazer na verde vila minhota. 

O verão está indeciso. De um lado, acessórios de praia, do outro, peças lá para casa. Enquanto isso, os duetos Paez e Sumol e Fine & Candy e Raquel Strada mostram que em colaborar é que está o ganho. 

Os chefs Ana Gonçalves e Zijun Meng, dão dois jantares no Café Garrett, em Lisboa, e trazem um menu de inspiração asiática com produtos portugueses. É nos dias 1 e 2 de setembro e aceitam-se reservas. 

Dos ceviches aos churrascos, dos temperos aos cocktails, das cores alegres à música, o novo Panca -- Cevicheria & Pisco Bar quer ser um oásis da América Latina em plena Baixa portuense. 

"Patapon Remastered" traz para a PS4 um dos jogos musicais mais originais da última década. Pata-Pata-Pata-Pon, lembra-se? 

O Parque Urbano da Costa da Caparica recebe, a partir desta quinta-feira, a quarta edição de um festival inteiramente dedicado à expressão musical portuguesa. Deixamos algumas sugestões. 


Uma receita deliciosa, para dois, que chega de Itália. 

Opinião

Alberto Gonçalves
Ninguém se incomoda com insultos a europeus ou a cristãos. Porém, dia após dia, surge um “escândalo” alusivo ao que X disse da maravilhosa “cultura” cigana, ou Y disse da “comunidade LGBTQRONVS§#™‰*$”

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
As ascendências da mãe de Isabel II e de Diana são, em termos nobiliárquicos, equivalentes, com vantagem para a Lady Di, que era menos ‘plebeia’ do que a mãe da actual rainha.

Ruth Manus
O fato de termos sido criados com cuidado e afeto pelos nossos pais, começou a confundir-se com uma espécie de sensação de que todos devem nos tratar como eles nos trataram.

Rui Ramos
Criticar o excesso da imigração ilegal põe-nos logo a par de Trump, enquanto insultar e agredir turistas permite-nos continuar a ser tão respeitáveis como o conselheiro de Estado Louçã.

José Milhazes
Acreditar na justiça social em Angola é o mesmo que acreditar no “conto de fadas” sobre a Isabelinha, que começou a vida a vender ovos e hoje é a mulher mais rica de África. 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário