quinta-feira, 5 de outubro de 2017

CULTURA | "O SUL DE JOSÉ AFONSO” EM CONCERTO NA FUNDAÇÃO MANUEL VIEGAS GUERREIRO



No próximo dia 7 de outubro, pelas 21h30, João Afonso (sobrinho de Zeca Afonso), Luís Galrito e o coletivo Barco do Diabo apresentam no auditório da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, o espetáculo multidisciplinar “O Sul de José Afonso”.

Este espetáculo junta, pela segunda vez em palco, duas vozes maiores num encontro cúmplice em torno da vida e obra de José Afonso: João Afonso (sobrinho do cantautor) e Luís Galrito. No ano em que se assinalam 30 anos sobre o seu falecimento, e atendendo à sua forte ligação ao Algarve, este concerto (re)constrói uma geografia afetiva, simbólica e musical do percurso de José Afonso na região, dando a conhecer aspetos menos conhecidos e curiosos dessa ligação que muito influenciou a sua vida e obra. Ao palco sobe uma proposta interdisciplinar (música, vídeo, poesia) que reinventa a obra do inspirador andarilho que marcou/a várias gerações de músicos e públicos.

O concerto evoca o seu ofício de professor, em Lagos e em Faro nos anos 60, os seus locais de convívio e inspiração musical, as memórias dos concertos clandestinos que realizou na região, as histórias que se contavam a seu respeito, as músicas e letras que produziu sobre ou inspiradas no Algarve, o período em que privou com figuras como Luíza Neto Jorge, António Barahona, António Ramos Rosa e Pité, e a sua ligação ao mar, à Ria Formosa (onde pescava e fazia longos passeios com esse círculo de amigos no mítico “Barco do Diabo”) e a Olhão, onde conheceria a sua segunda mulher, Zélia, natural da Fuzeta.

O grupo é formado por João Afonso (voz solo e guitarra), Luís Galrito (voz solo e guitarra), Rogério Pires (coros e guitarra), Paulo Machado (acordeão), João Espada (VJ) e Sónia Pereira (declamação).

O espetáculo tem a duração aproximada de 90 minutos, dirige-se a maiores de 12 anos e tem um custo associado por pessoa de 5 euros, sem descontos aplicáveis.

Este evento é organizado pelo Cine-Teatro Louletano, integrando a sua programação regular numa lógica de descentralização cultural, e conta com o apoio da Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou on-line através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário