quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Coreia do Norte diz que já consegue atingir toda a América continental com mísseis

Resultado de imagem para Coreia do Norte diz que já consegue atingir toda a América continental com mísseis

Agência estatal anunciou esta quarta-feira que o país cumpriu finalmente a sua missão de se transformar num Estado nuclear após teste de novo míssil de longo alcance, “o mais poderoso” até agora lançado por Pyongyang.

O novo míssil balístico intercontinental testado pela Coreia do Norte na madrugada desta quarta-feira(noite de terça em Lisboa) tem alcance suficiente para atingir todo o território continental dos Estados Unidos da América. Assim garantiu esta manhã a agência estatal norte-coreana, ao comunicar que o país "acabou de cumprir a sua missão" de se tornar um Estado nuclear.
Antes de cair em águas nipónicas, o Hwasong-15, apresentado como "o mais poderoso" míssil algum dia lançado por Pyongyang, alcançou uma altitude mais elevada do que qualquer outro projéctil testado pelo regime dos Kim até hoje.
Segundo informações da agência KCNA, o míssil subiu 4475 quilómetros e percorreu uma distância de 950 quilómetros em 53 minutos antes de entrar em rota descendente. Lançado numa inclinação íngreme, o Hwasong-15 não sobrevoou o Japão como projéteis anteriores; segundo as autoridades nipónicas, caiu a cerca de 250 quilómetros de distância da sua costa norte.
Também segundo a agência estatal norte-coreana, no final do teste Kim Jong-un "declarou com orgulho que concretizámos agora a nossa grande causa histórica de completarmos uma força estatal nuclear". No mesmo artigo, a KCNA referiu que, "enquanto Estado nuclear responsável e que adora a paz", a Coreia do Norte "vai esforçar-se o mais possível para servir o nobre propósito de defender a paz e a estabilidade no mundo".
Na peça foi ainda avançada uma "promessa solene" das forças de Kim: as armas nucleares de Pyongyang, desenvolvidas para defender o país "das políticas de chantagem nuclear dos imperialistas dos EUA", "não vão representar qualquer ameaça contra qualquer país, desde que os interesses norte-coreanos não sejam violados".

EUA AO ALCANCE DE UM MÍSSIL?

Após analisarem as informações disponíveis sobre o mais recente teste norte-coreano, analistas da Union of Concerned Scientists apuraram que o Hwasong-15 tem capacidade para percorrer mais de 13 mil quilómetros numa trajetória-padrão, o que quer dizer que, nesse cenário, conseguiria atingir "qualquer parte dos EUA continentais".
Os cientistas dizem, contudo, que o míssil balístico parece ter sido testado com uma ogiva nuclear falsa mais leve do que as verdadeiras, o que pode querer dizer que o projétil é incapaz de percorrer tamanha distância se transportar uma ogiva real. Na versão de Pyongyang, o Hwasong-15 pode alcançar a América transportando "uma ogiva nuclear supre grande e pesada".
Esta quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de emergência a pedido do Japão, dos EUA e da Coreia do Sul para discutir os próximos passos face ao mais recente teste norte-coreano. Seul já avisou que os sul-coreanos "não vão ficar sentados a ver" o que acontece e exigiu que sejam aprovadas mais sanções contra o país.

Fonte: Expresso
Foto: STR

Nenhum comentário:

Postar um comentário