quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Centro de Interpretação Ambiental tem natal ecológico para os dias de férias

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) volta a propor umas férias de Natal ecológicas para os mais novos, de 18 a 29 de Dezembro. Quem procura alternativas para os dias de férias dos mais pequenos pode encontrar no CIA uma boa opção. O programa "Natal Ecológico", dirigido a crianças dos 6 aos 14 anos, é gratuito e, além de divertir, ensina e sensibiliza para as diferentes questões ambientais.
O Natal conjuga-se com o Ambiente através de jogos, sessões de esclarecimento e oficinas de reutilização de resíduos e materiais de floresta e até com de experiências químicas, com recurso aos equipamentos do CIA, proporcionado dias divertidos e didáticos aos participantes (Ver programa).
Em dezembro, a programação do CIA inclui ainda as tardes AltAmbiente, oficinas que ocupam as tardes de quarta-feira.
As inscrições no Natal Ecológico são dirigidas grupos de crianças inscritas em IPSS, ATL ou associações. São gratuitas, mas obrigatórias e devem ser efetuadas através de e-mail centroambiental@cm-mealhada.pt ou do número de telefone 231 205 389.

Centro de Interpretação Ambiental
O Centro de Interpretação Ambiental é um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais e preparado para realizar as mais diversas atividades pedagógicas, localizado no Parque da Cidade. Um espaço destinado a toda a comunidade, mas que terá uma especial importância para os alunos do concelho.
O CIA tem como missão informar e sensibilizar os cidadãos para a problemática ambiental, promovendo a mudança de comportamentos e de atitudes, para que toda a comunidade saiba lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável. As atividades promovidas no espaço têm, pois, como objetivos: despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural que nos rodeia; interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais; contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada; dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais do concelho de Mealhada e da região; desenvolver a cooperação de alunos e professores em causas ambientais, construindo alicerces para uma sociedade ecologicamente saudável.
Programa
Tardes AltAmbiente
6| dezembro ?SOS Vida Selvagem?
Comemoração do Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem (4 de dezembro) com sessão de sensibilização sobre os animais selvagens.

13| dezembro ?Bussaco, a floresta mágica?
Comemoração do Dia Internacional das Montanhas (11 de dezembro) com sessão de sensibilização sobre o património edificado e natural da Mata Nacional do Bussaco.

Natal Ecológico ? Férias de Natal
18 a 29 de dezembro l 10>12h 14h>16h
Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada

Viagem ao Polo Norte l Desafio de equipas com questões sobre animais polares.
Eco-enfeites de Natal l Oficina de reutilização de resíduos.
Presentes da floresta l Oficina de utilização de materiais da floresta.
Ambiente em glória l Jogo da glória com questões sobre o meio ambiente.
Cientista por um dia l Realização de experiências químicas.
O curioso mundo animal l Sessão de esclarecimento sobre as diferentes adaptações dos animais aos fatores ambientais.
O grande livro da natureza l Decoração do livro com elementos da natureza nas 4 estações do ano.
O Aderno que queria ser um pinheiro de Natal l Leitura e dinamização da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário