sábado, 28 de março de 2020

Metical não reage a injecção de dólares do Banco de Moçambique

Foto de Adérito Caldeira
A moeda moçambicana continua a desvalorizar-se em relação a moeda norte-americana, apesar da injecção de 500 milhões de dólares feita pelo Banco de Moçambique (BM) no Mercado Cambial Interbancário.

Na passada sexta-feira (20) o metical ultrapassou a fasquia dos 67 por dólar, no câmbio oficial do BM, e nesta quinta-feira (26) chegou aos 67,24 por dólar. O @Verdade apurou que nos principais bancos comerciais a moeda norte-americana foi transaccionada acima dos 68 meticais.

Esta desvalorização acontece quase uma semana depois do Banco de Moçambique reunir de emergência para “introduzir uma linha de financiamento em moeda estrangeira para as instituições participantes no Mercado Cambial Interbancário, no montante global de 500 milhões de dólares norte-americanos, por um período de nove meses”.

A verdade é que a actividade económica que está em suspenso desde meados de 2019 quase parou devido a pandemia do covid-19 que já ditou o adiamento de investimentos nos projectos de gás natural da Bacia do Rovuma, particularmente por parte da ExxonMobil, e retraiu ainda mais as exportações.

Esta semana a Vale Moçambique, responsável pela maioria da exportação de carvão mineral, anunciou a suspensão da actividade dos seus funcionários brasileiros, que deverão regressar ao Brasil embora garanta que as suas minas continuam em operação no Distrito de Moatize.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário