domingo, 15 de agosto de 2021

Sporting arranca triunfo sofrido em Braga e segue na liderança

 Minhotos estiveram a perder 2-0, reduziram perto do fim e ameaçaram o empate.

O Sporting garantiu hoje três sofridos pontos ao vencer, fora, o SC Braga 2-1, num jogo da segunda jornada da I Liga de futebol em que jogou com menos um jogador desde os 80 minutos.

Jovane, aos 40 minutos, e Pedro Gonçalves, aos 50, fizeram os golos da equipa leonina e Abel Ruiz, aos 90+2, o tento dos bracarenses, que carregaram nos últimos minutos, explorando a superioridade numérica, mas mais com o coração do que com a cabeça, não conseguindo inverter o resultado.

Carlos Carvalhal queria matar outro borrego, como o de há uma semana, na Madeira, diante do Marítimo (2-0), mas não conseguiu: o Sporting somou a quinta vitória consecutiva diante dos minhotos, contenda que começou no início deste ano civil.

Ricardo Horta, com um quadro de contratura muscular, ficou de fora por prevenção, e foi baixa de peso na equipa minhota, que não pôde ainda contar, por lesão, com Sequeira e Castro.

No SC Braga, destaque para a titularidade de Abel Ruiz em vez de Mario González e para a chamada, no banco de suplentes, de Iuri Medeiros, após longa ausência devido a lesão grave. Fransérgio foi titular e, no final, despediu-se dos adeptos, rumo aos franceses do Bordéus.

Já no Sporting, Rúben Amorim repetiu o onze que começou diante do Vizela, na primeira jornada.

A partida começou muito atada, com as duas equipas com um grande conhecimento mútuo a não permitir grandes veleidades ofensivas, e só aqueceu nos últimos minutos da primeira parte.

Primeiro, foi Piazon, após uma primeira defesa de Adán a cortar um cruzamento venenoso de Fabiano, a rematar com perigo para nova intervenção decisiva do guardião espanhol, agora com os pés (39).

A resposta veio de imediato e com o golo do Sporting: Esgaio cruzou com régua e esquadro da direita e Jovane, algo trapalhão até então, ao segundo poste, mais rápido que Fabiano, atirou de cabeça e bateu Matheus.

O SC Braga reagiu e, no período de descontos da primeira parte, criou dois lances muito perigosos, ambos por Fábio Martins, com destaque para um remate de letra, que obrigou Adán a uma grande defesa (45+3).

A abrir a segunda parte, Gonçalo Inácio falhou de forma incrível o segundo dos leões, cabeceando ao lado após livre cobrado por Jovane (49), mas o segundo golo do Sporting não demorou e surgiu pelo suspeito do costume, Pedro Gonçalves.

Após uma grande jogada coletiva, que passou por vários jogadores, o goleador da época passada rematou mais em jeito do que em força (50).

Carvalhal lançou André Horta e Mario González, dando mais ímpeto ofensivo à equipa, e Amorim refrescou a ala esquerda com Nuno Santos e Matheus Reis, mas o defesa brasileiro esteve apenas 18 minutos em campo, porque foi expulso com dois cartões amarelos, o primeiro dos quais de forma infantil.

Em superioridade numérica, o treinador bracarense apostou ainda mais no ataque, com Roger e Rui Fonte, enquanto o treinador leonino recompôs a defesa com Porro (Esgaio foi para o lado esquerdo) e o ataque com Tiago Tomás.

Aos 87 minutos, Iuri Medeiros rematou em arco, mas Adán fez mais uma grande defesa e, aos 90+2, Ugarte entrou para o lugar de Palhinha, estreando-se pelos leões.

O árbitro deu sete minutos de compensação (e seis na primeira parte) e, neste período, surgiu o golo de Abel Ruiz, de cabeça, após centro de Fabiano, que originou uns frenéticos, mas inconsequentes, cinco minutos finais.

Bancada.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário