quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Segunda fase de CASULOS arranca nas Caldas da Rainha


O projeto da Direção Regional de Cultura do Centro oferece à comunidade 25 ações de mediação cultural até março de 2022

 

CASULOS integra duas exposições e três residências artísticas, com 25 ações de mediação cultural. A primeira exposição, que serve de ponto de partida e de base de reflexão para todo o projeto, “CASULOS. José Malhoa, Dado e Carolein Smit” foi inaugurada a 20 de maio, no Museu José Malhoa, e conta já com 7710 visitantes.

Setembro é o mês de arranque da segunda fase do programa promovido pela Direção Regional de Cultura do Centro, a de início das residências artísticas no território. Estas residências têm na sua génese várias dinâmicas de integração da comunidade no processo criativo e na concretização dos projetos artísticos finais. Nas Caldas da Rainha e em Figueiró dos Vinhos, entre setembro de 2021 e março de 2022, teatro, dança, música, fotografia e vídeo serão as principais disciplinas artísticas exploradas.

 

TEATRO E ARTE BRUTA é a primeira ação deste calendário e decorre nas instalações do Museu José Malhoa, permitindo o contacto do público com todas as atividades. Partindo da exposição patente no Museu José Malhoa, explorando o diálogo entre o teatro e as obras de Malhoa, Dado e Carolein Smit, esta ação integra uma residência artística da companhia profissional do Teatro da Pessoa, entre 7 de setembro e 7 de janeiro, visitas comentadas à exposição e oficinas de expressão dramática com séniores das Caldas da Rainha, entre 7 e 19 de setembro, e um laboratório teatral para dois grupos, um que compreende jovens entre os 6 e os 12 anos e outro entre os 13 e os 18 anos, entre 25 de setembro e 31 de outubro. Os jovens que integrarem o laboratório teatral farão parte do elenco dos espetáculos finais, a par com a companhia profissional, previstos para 8 e 9 de janeiro nas Caldas da Rainha e 20 de março de 2022 em Figueiró dos Vinhos. O laboratório teatral decorre todos os sábados e domingos, entre as 10 e as 12h30, para os mais novos, e entre as 15 e as 17h30, para os mais velhos, as inscrições para esta atividade estão abertas e podem ser feitas através do email mjosemalhoa@drcc.gov.pt.

A residência artística da companhia profissional e as visitas e oficinas de expressão dramática já arrancaram e decorrem entre as 10 e as 12h30 e as 14h e as 16h30, no espaço expositivo do Museu José Malhoa, podendo ser observadas pelo público e pela imprensa.

 

DANÇA CONTEMPORÂNEA EM CONTEXTO EXPOSITIVO será uma viagem às histórias de Malhoa, Dado e Carolein Smit e às memórias individuais de cada um dos participantes nesta ação. Romulus Neagu é o coreógrafo que desenvolverá o processo criativo a par com comunidades de migrantes e retornados da região das Caldas da Rainha e de Figueiró dos Vinhos. Esta ação conta com 12 oficinas de expressão coreográfica e performativa, entre outubro de 2021 e março de 2022, nas Caldas da Rainha e em Figueiró dos Vinhos, que serão trabalhadas em simultâneo num projeto audiovisual e documental. As inscrições abrirão brevemente e serão anunciadas nas páginas web da Direção Regional de Cultura do Centro.

 

ARTES PERFORMATIVAS E EXPERIMENTAÇÃO MUSICAL – um laboratório de criação, o desenvolvimento de cenários tácteis e a conceção de concertos performativos serão os três grandes pilares desta ação desenvolvida criativamente pelo Coletivo DEMO. O Coletivo estará em residência nas Caldas da Rainha e em Figueiró dos Vinhos, entre outubro e novembro, onde convidará as comunidades locais de cegos e pessoas com baixa visão para assistir a ensaios e visitas tácteis.  Os figurinos e cenários serão desenvolvidos em parceria com os alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. As inscrições abrirão brevemente e serão anunciadas nas páginas web da Direção Regional de Cultura do Centro.

 

Os espetáculos finais, resultantes do processo criativo de cada uma das atividades, serão realizados entre 8 e 9 de janeiro, nas Caldas da Rainha, e entre 18 e 20 de março em Figueiró dos Vinhos.

 

CASULOS é um programa multidisciplinar, proposto pela Direção Regional de Cultura do Centro, que passa pelos municípios das Caldas da Rainha e de Figueiró dos Vinhos. Este é o resultado de um protocolo de colaboração celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Centro e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, no âmbito da operacionalização do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018, com vista à execução do projeto vencedor, na área da Inovação Cultural, “Teatro da Pessoa – Partilha e Intervenção Cultural".


Imagem: Evasões

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário