terça-feira, 30 de agosto de 2022

Grávida morre durante transporte do Santa Maria para outro hospital

Mulher de 34 anos sofreu paragem cardiorrespiratória, quando foi transferida para o São Francisco Xavier, por falta de vaga no Serviço de Neonatologia.
Uma mulher de 34 anos morreu no último sábado, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, quando foi transferida do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para o São Francisco Xavier, por falta de vaga no Serviço de Neonatologia.
A mulher de nacionalidade indiana estava a passar férias em Portugal, com cerca de 30 semanas de gravidez. Recorreu pela primeira vez ao serviço de urgência do Hospital de Santa Maria na terça-feira passada, 23 de agosto, por volta das 2 horas da manhã.
"Após normalização das tensões arteriais e franca melhoria respiratória, foi transferida cerca das 13 horas do mesmo dia para o Hospital São Francisco Xavier, por ausência circunstancial de vagas de Neonatologia no CHULN, acompanhada por um médico e enfermeiros", diz o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), numa nota, esta segunda-feira.
A grávida entrou em paragem cardiorrespiratória durante o transporte, tendo sido realizada a reanimação ainda na viagem.
De acordo com a TVI, a paragem cardíaca durou 17 minutos e a mulher entrou em coma profundo.
No Hospital São Francisco Xavier "foi submetida a uma cesariana urgente, tendo o recém-nascido 772 gramas, que foi para a unidade de cuidados intensivos neonatais por prematuridade".
O bebé continua internado na neonatologia do Hospital São Francisco Xavier. A mãe, que ficou internada nos cuidados intensivos, viria a morrer.

RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário