sábado, 12 de fevereiro de 2022

Carnaval de Ovar 2022 | Programação vibrante, tradicional e segura

 Em 2022, o Carnaval de Ovar não sairá à rua com os tradicionais desfiles, mas as principais salas de espetáculo – Centro de Arte e Escola de Artes e Ofícios – vão encher-se de vibrações carnavalescas, com música, stand up, cor, alegria e folia, celebrando o Carnaval de forma segura e cumprindo as normas e orientações da DGS.

Paralelamente a esta programação, qua arranca amanhã e que se prolonga até 01 de março, haverá exposições, animação de rua, gigantones, máscaras gigantes decoradas pela comunidade, oficinas e visitas que proporcionarão momentos de conhecimento, diversão, convívio e criatividade, tão característicos do Carnaval vareiro.

 

Aos sábados, e com início já amanhã, haverá animação de rua pelo centro da cidade, com os tradicionais gigantones e animação musical com bandas locais (Banda Filarmónica Ovarense, Banda Boa União, Banda do Lau e Preto no Branco).

 

O dia 13 de fevereiro (domingo), seria o dia da “Chegada do Rei”, pelo que será simbolicamente assinalado com a inauguração de uma exposição memorável “Os Reis do Carnaval de Ovar”, com Curadoria de Guilherme Terra, pelas 18 horas, no Centro de Arte de Ovar. Esta exposição estará aberta ao público até 05 de março.

 

Já no dia 20 de fevereiro, pelas 15 horas, será inaugurada a exposição “Máscaras do Carnaval das Crianças”, na Praça da República. Uma iniciativa realizada em parceria com as escolas e IPSS do concelho que, nesta data, desfilariam num dos mais icónicos cortejos do nosso entrudo, o “Carnaval das Crianças”. Não tendo sido possível, as crianças foram desafiadas a pintar e decorar uma tradicional máscara gigante, integrando uma exposição coletiva.

 

Quem, igualmente, foi desafiada a pintar uma máscara, foi a população local que, pelo segundo ano consecutivo, aderiu em massa e, em 5 horas, esgotou o stock de quase 300 máscaras. As grandes máscaras que, outrora, decoravam as varandas e janelas da cidade, fazem parte do imaginário e memória coletiva, tratando-se de uma tradição que a autarquia recuperou, propondo a exploração e reinterpretação destas “figuras”, dando liberdade à pintura e decoração das “máscaras gigantes” que, posteriormente, serão colocadas nas varandas e janelas do concelho, evocando, desta forma, o Espírito Carnavalesco.

 

Um dos principais palcos carnavalescos de 2022, o Centro de Arte de Ovar, vai acolher três grandes e emblemáticos espetáculos. No dia 19, “O Samba de Cá”, um espetáculo pensado e produzido para o Carnaval de Ovar, envolvendo talentos locais do samba e fazendo uma viagem pelos principais temas tocados nos Carnavais de Ovar, Estarreja, Figueira e Mealhada. No dia 25, haverá stand up comedy, com Francisco Menezes, e no domingo o samba e a música brasileira estão de regresso com a carismática Orquestra Bamba Social.

 

Na Escola de Artes e Ofícios, num estilo mais descontraído e em jeito de roda de samba, decorrerão os concertos de Filipe Furtado (17 fev), Neném do Chalé & Rodriguinho (24 fev), Forrobodó & Papo de Samba (26 fev) e Nuno Bastos (28 fev).

 

A Praça das Galinhas será ambientada com um Coreto, onde bandas tradicionais proporcionarão belos momentos com marchinhas e músicas temáticas.

 

Alexandre Rosas, vereador da Câmara Municipal de Ovar explica que “não sendo possível vivenciar o Carnaval nos moldes habituais, a Câmara Municipal de Ovar delineou um programa alternativo, vibrante, tradicional e seguro, mas que permitirá a todos os foliões desfrutar e assinalar esta festividade, ou não fosse o Carnaval a grande festa do concelho. Uma tradição secular que representa um modo de vida para a maioria da população, sendo, ainda, um dos principais cartazes turísticos, contribuindo, decisivamente, para a dinamização da economia local e, seguramente, para o bem-estar de todos os amantes de Carnaval”. Sublinhando ainda que “este programa também foi feito a pensar na economia e no comércio tradicional e vamos, conforme aprovado em reunião do executivo, alargar excecionalmente os horários de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e bebidas, neste período. É nosso ensejo que os foliões desfrutem dos restaurantes, bares e outros espaços com o tradicional espírito carnavalesco.”

 

Bilheteira Online: https://Ovar.bol.pt

+info: caovar@cm-ovar.pt ou eao@cm-ovar.pt

https://www.facebook.com/carnavaldeovar

https://www.facebook.com/ovarcultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário