sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Semana Santa de Braga | A Rede Europeia encerra o ano de 2023 com a incorporação de três novos associados

Durante os últimos meses a Rede Europeia trabalhou intensamente nos processos para formalizar a adesão de Idanha-a-Nova e Ovar, em Portugal e Jelsa, na ilha de Hvar, na Croácia. Com esta incorporação a Rede Europeia passa a contar com um total de 21 cidades pertencentes à Croácia, Eslovénia, Espanha, Itália, Malta e Portugal.
Os três novos membros juntam-se a todos aqueles que, desde 2019, já integravam a Rede Europeia e que são eles a Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión: Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha. Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca em Múrcia e Viveiro em Lugo.
Idanha-a-Nova (Portugal)
No Município de Idanha-a-Nova ainda existem tradições da Quaresma e Semana Santa, apesar, de ao longo das últimas décadas muitas terem já desaparecido em algumas das regiões do interior de Portugal. O grande contributo para a continuidade destas tradições deve-se ao empenho das nove Misericórdias existentes no Concelho, assim como, à acção de párocos e leigos.
Durante a Quaresma a Semana Santa e Páscoa, são notáveis as manifestações e expressões de devoção popular que se realizam ao ar livre, como as tradicionais procissões dos passos, o Encontro de Jesus com Sua Mãe, Enterro do Senhor e Ressurreição. Também nos locais sagrados decorrem outros rituais, como o Canto das Almas, Canto dos Martírios, Letanias, Sagrada Paixão, Nossa Senhora das Dores e inclusive as representações cénicas de Nosso Senhor, dos Apóstolos, Descida da Cruz, Maria Madalena, Sermão do Senhor Crucificado, a Verónica, as três Marias e os Santos Passos.

Ovar (Portugal)
A Quaresma na cidade de Ovar é marcada por várias manifestações de fé e expressões culturais. As procissões quaresmais foram introduzidas no inicio do século XVII e realizam-se devido ao trabalho desenvolvido pela Irmandade de Nosso Senhor dos Passos e da Ordem Terceira de S. Francisco. Nos dias de hoje continuam a apresentar-se como um património vivo e cheio de tradição, conservando procissões originais e de grande beleza, não só pela sua antiguidade, mas também pelo modo como as populações as vivem e sentem.
No ano de 2022 foi criada a Comissão de Solenidades da Quaresma e Semana Santa de Ovar, constituída pela Paróquia de S. Cristóvão, pela Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, pela Ordem Terceira de S. Francisco e pelo Município de Ovar. Esta Comissão tem por missão organizar e promover o programa religioso e cultural da Semana Santa de Ovar.
Jelsa (Croácia)
A veneração da Cruz tem uma longa tradição em Hvar, assim como, a Procissão `Za Krizen` estão vinculadas à revolta de Hvar e ao evento milagroso que ocorreu em 1510. A revolta de Hvar foi uma rebelião popular organizada por Matij Ivanic contra a nobreza com o objectivo de dar ao povo uma participação no poder da Comuna de Hvar. A rebelião estendeu-se por toda a ilha e durou quatro anos. No século XVI, o povo e a nobreza privilegiada, eram as duas principais classes sociais da ilha.
A tradição da Procissão de `Za Krizen` em Hvar realiza-se uma vez por ano desde há 500 anos. Esta tradição foi declarada Património Imaterial da Humanidade em 2029. Desde a Idade Média que as confrarias se ocupam das devoções religiosas da população e têm desempenhado, até aos nossos dias, um papel fundamental na organização da Procissão `Za Krizen`. Na noite de Sexta-feira Santa, após os rituais litúrgicos que decorrem no interior das igrejas, a Sagrada Eucaristia é levada em procissão sob um baldaquino pelas paróquias de toda a ilha de Hvar.

Mais sobre a Rede Europeia
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.

*Abel Rocha
Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga
www.semanasantabraga.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário