domingo, 31 de dezembro de 2023

Aveiro | Obra do Rossio inaugurada no dia 7 de janeiro 2024; Condicionamentos de trânsito e medidas de segurança no Rossio; Festa de São Gonçalinho no novo Rossio; A obra de arte de Rui Chafes, nas “Pontes”

 Obra do Rossio inaugurada no dia 7 de janeiro 2024

A obra de requalificação do largo do Rossio e da Praça General Humberto Delgado / “Pontes” é um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), com financiamento dos Fundos Comunitários da União Europeia, através do FEDER do Portugal 2020, assim como do valor pago por antecipação pela concessão do novo parque de estacionamento.
A inauguração oficial está marcada para o próximo dia 07 de janeiro, domingo, pelas 16.00 horas, num momento que contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves e da Presidente da CCDR-C, Isabel Damasceno, e para o qual se convidam todos os Cidadãos.

A obra do Rossio, que está praticamente terminada, além dos espaços públicos de circulação de elevada qualidade e beleza que têm vindo a ser progressivamente disponibilizados, para circulação pedonal e ciclável (nova ciclovia), já tem prontas várias estruturas da maior importância:

1. Os novos espaços verdes ajardinados e relvados, e a nova estrutura arbórea;

2. As renovadas “Pontes” com a sua estrutura reforçada, muito mais área de circulação pedonal e com locais de estar;

3. Uma nova Estação Elevatória (EE) de águas residuais, localizada no edifício da cave, com desativação e remoção da velha EE junto às “Pontes”;

4. Um novo Posto de Transformação (PT) de energia elétrica, no edifício da cave, com desativação e remoção do antigo PT;

5. Nova iluminação pública com um relevante contributo estético para toda a zona intervencionada pela obra;

6. A valorização das ruínas da Capela de São João do Rossio, integrada no CIAHR / Centro de Interpretação do Achado e da História do Rossio.

Até à inauguração, prosseguem, nos próximos dias, os trabalhos de certificação energética e ativação dos ramais definitivos de energia (com base no novo Posto de Transformação já em funcionamento no novo edifício de cave, e que se encontram em tramitação formal), com a intervenção de entidades externas à CMA, nomeadamente a E-Redes/EDP e a DGEG, assim como alguns trabalhos de construção civil para ultimar situações de pormenor.

Neste quadro, a CMA dá também nota, de que se encontra ativa e já a funcionar, a nova Estação Elevatória (EE) de águas residuais, sendo que o tubo negro de transporte de esgoto da velha EE existente nas “Pontes” será retirado nos próximos dias.

O novo Parque de Estacionamento do Rossio, vai receber de 07 a 09 de janeiro, uma exposição de automóveis, comemorativa da inauguração desta importante obra, estando agregada ao CIAHR, que também se apresentará no dia da inauguração.

O novo espaço de estacionamento (de automóveis, motas e bicicletas) entrará em funcionamento pleno e regular no dia 01 de fevereiro de 2024, depois de tratadas várias questões operacionais e formalidades, nomeadamente a aprovação do respetivo tarifáriopelo Executivo Municipal.

Até ao dia 31 de janeiro, por forma a celebrar a requalificação deste espaço nobre da Cidade de Aveiro, a receber a Festa de São Gonçalinho e a proceder à sua ativação progressiva, o renovado Rossio será para usufruto exclusivo dos peões, iniciando a sua operação normal e total, a 01 de fevereiro de 2024, data a partir da qual será possível também aos automobilistas circular neste espaço, com as novas regras que vão estar devidamente sinalizadas.

II – Condicionamentos de trânsito e medidas de segurança no Rossio e nos Canais para a Passagem de Ano
Para marcar o arranque de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024 (Aveiro 2024) e a Passagem do Ano, a Câmara Municipal de Aveiro convida todos a assistirem à contagem decrescente para o novo ano no Canal Central da Ria de Aveiro, na zona do Rossio e áreas adjacentes.
Os primeiros segundos de 2024 vão contar com espetáculo aquático e piromusical, que vai revestir a Ria de Aveiro e a zona central da Cidade, de som e luz para celebrar o início de um ano “com infinitas possibilidades”, proporcionado pelo facto de Aveiro ser Capital Portuguesa da Cultura.
Para realização das celebrações, será necessário proceder a diversos cortes e condicionamentos do trânsito para salvaguarda de um perímetro de segurança motivado pela realização do espetáculo piromusical.
Devido à realização do espetáculo piromusical, no Canal Central da Ria de Aveiro, e por razões objetivas de segurança, estará impossibilidade o acesso ao corredor pedonal do largo do Rossio, contíguo ao Canal.
No que respeita à circulação automóvel, o acesso à zona do Rossio e ao Bairro da Beira Mar estará muito condicionado, pelo que apelamos a todos aqueles que desejem festejar a entrada no novo ano no Centro da Cidade de Aveiro, que possam deixar o automóvel em locais periféricos, preferindo a deslocação pedonal, para chegarem de forma rápida e em segurança ao epicentro das comemorações.
Com início às 22h00 do dia 31 de dezembro de 2023, estará cortado o acesso aos seguintes arruamentos:

1. Avenida Dr. Lourenço Peixinho (Rua de Agostinho Pinheiro);

2.Cais do Alboi / Rua da Liberdade;

3. Ponte de São João;

4.Rotunda das Pirâmides;

5. Rua Conselheiro Luís Magalhães;

6. Rua da Arrochela;

7. Rua da Liberdade (Alboi);

8. Rua das Tricanas;

9. Rua de José Rabumba / Trav. Arrochela;

10. Rua do Batalhão de Caçadores 10 (Fórum Aveiro);

11.Rua do Lavadouro;

12.Rua Dr. Bernardino Machado;

13.Rua Homem Cristo Filho/ Trav. Beatas;

14.Travessa do Lavadouro.
A CMA pede que se evitem ao máximo as seguintes vias, que estarão muito condicionadas para a circulação do trânsito:

1.Rua do Batalhão de Caçadores 10 – junto à Travessa da Rua do Batalhão de Caçadores 10 (acesso às Florinhas do Vouga e Cemitério Central de Aveiro);

2.Rua dos Santos Mártires (junto à Rua da Pega / Rua Calouste Gulbenkian);

3. Rua do Príncipe Perfeito (controlo na zona pedonal).
Com o objetivo de manter o nível de segurança muito elevado para o evento de Passagem de Ano, a CMA decidiu ainda, vedar a possibilidade de estacionamento nas vias adjacentes ao largo do Rossio nas horas prévias ao evento, permitindo a criação de dispositivos de segurança e circulação pedonal controlada e acesso livre a veículos de emergência médica e de segurança pública, caso seja necessário.
Também por questões de segurança e para garantir a devida preparação do espetáculo aquático e piromusical da Passagem do Ano, toda a navegação no Canal do Paraíso está interdita até às 17.00 horas do dia 1 de janeiro de 2024, e tem alguns condicionamentos ao nível da largura do corredor de navegação, no Canal Central e no Canal das Pirâmides.

III – Festa de São Gonçalinho no novo Rossio
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que após um cuidadoso trabalho de articulação e cooperação com a Mordomia, a tenda que vai acolher, entre o dia 10 e o dia 15 de janeiro 2024, os principais espetáculos da Festa em Honra de São Gonçalinho, será instalada na praça central de eventos do Rossio (as operações de montagem vão decorrer de 8 a 10 e as desmontagens de 16 a 18 de janeiro 2024).
Recordamos que o espetáculo de abertura da edição 2024 das Festas de São Gonçalinho, tem a chancela Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, é pago pela CMA, proporcionando um concerto especial de Carolina Deslandes, no dia 10 de janeiro, pelas 22h00 e juntando-se à mais importante expressão de culto popular da Cidade de Aveiro, cujos festejos enchem as ruas do bairro da Beira-Mar de luz, cor, música, festa e tradição.
O Presidente da CMA declarou que “é uma honra muito especial e um delicado gosto, que o primeiro evento na nova praça do Rossio seja a Festa de São Gonçalinho. Receber o Nosso Menino no novo Rossio, vai ser um momento marcante”.

IV – A obra de arte de Rui Chafes, nas “Pontes”
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) procedeu no dia 30NOV23 à apresentação pública da obra de arte do Artista Escultor Português Rui Chafes, que vai ser colocada no centro das “Pontes” e que se encontra em fase de desenvolvimento.
Essa obra de arte, vai ser inaugurada no dia 10 de junho de 2024, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e fica numa zona de espaço público central e nobre da cidade de Aveiro como memorial de referência a Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário