terça-feira, 17 de setembro de 2024

PROJETO DE HIDROGÉNIO VERDE APRESENTADO NA MARINHA GRANDE

 O Projeto do Hydrogen Valley da empresa Rega Energy, que prevê a descarbonização das indústrias altamente consumidoras de gás natural da região, pela substituição deste combustível fóssil por hidrogénio verde a ser produzido na Marinha Grande, foi apresentado esta segunda-feira, 16 de setembro, no Salão Nobre dos Paços de concelho, na Marinha Grande.
O evento contou com a presença de todo o executivo Camarário, do Presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, dos representantes das juntas de Freguesia da Marinha Grande e Moita, dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto da empresa Rega Energy, incluindo a empresa que fez o Estudo do impacto ambiental, dos representantes das empresas diretamente interessadas (BA Glass, Crisal, Vidrala e Secil), para além dos técnicos da Câmara envolvidos na análise do projeto.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, considera que esta “iniciativa é de importância estratégica para o nosso concelho e para a região, uma vez que representa um passo crucial para a descarbonização das nossas indústrias, em especial a indústria vidreira, que tem um peso significativo na economia local e enfrenta desafios nos seus processos produtivos, nomeadamente relacionados com a energia verde”. Aurélio Ferreira acrescenta que “o projeto coloca a Marinha Grande na vanguarda da transição energética e da sustentabilidade, promovendo a competitividade das empresas e a redução da pegada ecológica da região”.

A ser instalado na zona industrial Casal da Lebre pela empresa Rega Energy, o projeto de mais de 100 milhões de euros, passa por ajudar e apoiar as indústrias locais de vidro, nos processos de descarbonização que, devido às características dos seus processos não podem ser totalmente eletrificadas, o que leva à necessidade de substituir o gás natural por alternativas renováveis como o hidrogénio verde. Conta ainda com um emprego direto de mais de 50 trabalhadores.

A sua implementação beneficiará diretamente o tecido empresarial do concelho, em especial a Indústria Vidreira, tornando-se consequentemente um fator muito positivo e atrativo para a região, promovendo a fixação de Indústria no concelho, o desenvolvimento económico deste Município e consequentemente mantendo e/ou incrementando o número de trabalhadores no concelho.


Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário