terça-feira, 17 de setembro de 2024

Ativação do Plano Distrital de Emergência de Aveiro

 

Na sequência da grave situação desencadeada pelos incêndios florestais que estão em curso no Distrito de Aveiro, e da consequente ativação do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro, pelas 160845SET24 permanece muito complexa a situação, especialmente nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis.
Assim sendo, continua a recomendar-se à população que siga as orientações das Autoridades e que evite a permanência em locais próximos das zonas afetadas pelos incêndios, fazendo apenas as deslocações essenciais e evitando a permanência ao ar livre, especialmente no caso das pessoas com doenças crónicas, idosos e crianças.
Atendendo ao corte de várias autoestradas/vias rodoviárias importantes na Região de Aveiro, (A1, A25, IC2, EN16 e EN333), e à volatilidade da evolução dos incêndios, continua a apelar-se aos cidadãos para que não circulem nas referidas vias em direção a Aveiro, dado o risco envolvido. Permanece ainda cortada a Linha do Vouga, em Águeda, entre Sernada do Vouga e Macinhata.
O município de Águeda procedeu, em articulação com as Forças de Segurança, à evacuação, por precaução, de vários utentes de algumas instituições, de acordo com os seus próprios Planos de Segurança.
Foi prolongado o Estado de Alerta Especial (EAE), para o Dispositivo Especial de Combate Incêndios no nível VERMELHO, até 192359SET24, para Portugal Continental, no sentido da garantia do permanente acompanhamento das ocorrências, através do respetivos Comandos Sub-regionais e de um aumento das ações de monitorização e prontidão.

O SECRETARIADO DA CDPC DE AVEIRO
COMUNICADO DE PONTO DE SITUAÇÃO
ANEPC/CDOS de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário