terça-feira, 12 de novembro de 2024

A inovação não vai depender da tecnologia


  • 50 especialistas internacionais vão discutir o presente e o futuro do ensino e da aprendizagem da língua inglesa no British Council ELTons Festival of Innovation. 
  • Um festival online educativo para estudantes, professores, e instituições de ensino de todo o mundo interessados em aprender mais sobre inovação, o impacto da IA e a inclusão na educação, entre outras tendências.
  • O programa tem mais de 20 sessões ao vivo e em diferido. A inscrição é gratuita e pode ser realizada aqui: www.britishcouncil.org/english-assessment/eltons/festival-of-innovation. 
Lisboa, 12 de novembro de 2024 – Todas as tendências do ensino e da aprendizagem da língua inglesa serão discutidas a 19 de Novembro, no ELTons Festival of Innovation organizado pelo British Council, organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas. Com mais de meia centena de especialistas internacionais e um programa de mais de 20 sessões em direto e em diferido, o evento funcionará como um fórum para análise de temas atuais como a IA, inclusão na educação, bem-estar emocional dos estudantes ou o desenvolvimento das competências pessoais através da educação.

Tudo isto com foco na inovação, que será o tema central do evento destinado a estudantes, professores e instituições de ensino de todo o mundo, que podem fazer a sua inscrição gratuita no site: www.britishcouncil.org/english-assessment/eltons/festival-of-innovation. A inovação, considerada como geradora de oportunidades para podermos aprender mais de forma efetiva e rápida, será um dos temas em destaque no evento, que também abordará as interseções com a tecnologia e o necessário equilíbrio, como a pedagogia.
“A inovação não deve ser necessariamente impulsionada pela tecnologia. A tecnologia é um facilitador. Uma ideia no domínio do ensino e da avaliação tem de partir de uma posição pedagógica e de avaliação forte. Tem de vir de especialistas em educação e avaliação e, depois, ser construída e viabilizada pela tecnologia”, afirma Anthony Nicols, Exams Director of Technology and Delivery do British Council.
As barreiras à inovação será outro tópico em discussão no festival de educação do British Council, quer sejam causados pela ausência de multidisciplinariedade nas equipas, espaços seguros para a criatividade e para o erro, ou pela existência de colaboradores externos ou obstáculos que funcionam como catalisadores para a mudança.
A aplicação da IA nos sistemas de ensino e avaliação é outro assunto em agenda, em termos das oportunidades possibilitadas ao nível da personalização do ensino do inglês e na experiência de ensino.
‘Para os professores, a utilização da IA, no que à gestão do tempo e eficiência diz respeito, ajuda na preparação das aulas ao utilizar dados e insights que melhor focam os seus esforços de ensino, e customiza e personaliza soluções para os estudantes nas suas aulas. Para os alunos, melhora provavelmente a acessibilidade, uma vez que permite formas de aprender ou realizar exames mais acessíveis. Também ao nível da personalização uma vez que as soluções são talhadas para o que os estudantes realmente querem fazer com o inglês, defende Joanna Pearson, Global Product Development Director do British Council.
Além da personalização, a IA permite mais inclusão e acessibilidade, tema que estará em discussão. As ferramentas de IA facilitam as experiências de conversação no inglês em espaços onde existe menos acesso a um professor de inglês, ou, para pessoas mais ansiosas, confere alguma esperança na sua utilização. Mas os peritos do British Council apelam à prudência. Insistem que ainda é necessária mais investigação para ver quais dos benefícios deste tipo de aprendizagem se mantêm quando a utilização da tecnologia é retirada.
A necessidade de ética, transparência, e justiça na utilização da IA na educação é outra temática que será abordada no ELTons Festival of Innovation. Os especialistas do British Council salientam que é importante que estudantes e professores tenham uma melhor compreensão do que estão a fazer com a IA, e para que propósito estão a partilhar os seus dados. A diversidade no ensino estará também em destaque.
“Sabemos que a IA tem preconceitos e ao que temos de ter especial atenção no ensino da língua inglesa é a forma como determinados modelos, ou formas de falar, podem ser validados em detrimento de outros. Vivemos num mundo com muitas variações da língua inglesa por isso não se pode dar prioridade a um em detrimento de outro”, refere Dr. Adam Edmett, Head Education Technology Innovation do British Council. 

ELTons Innovation Awards 
No dia seguinte ao ELTons Festival of Innovation, dia 20 de novembro, serão conhecidos os vencedores da 21ª edição dos ELTons, os únicos prémios internacionais de inovação para o ensino e aprendizagem da língua inglesa.
Sobre o British Council  
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas. Apoiamos a paz e a prosperidade, construindo pontes, compreensão e confiança entre as pessoas do Reino Unido e os países de todo o mundo. Fazemo-lo através do nosso trabalho nas artes e na cultura, na educação e na língua inglesa. Trabalhamos com pessoas de mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. www.britishcouncil.org. 

ATREVIA
*Mariana Oliveira
**Sofia Aguiar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário