sábado, 14 de maio de 2016

Hora de Fecho: O tesouro de Lisboa que ninguém quer deixar morrer

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
LISBOA 
Assinalam-se em 2016 os 150 anos do nascimento de Ventura Terra, arquiteto marcante na paisagem lisboeta que legou uma casa às Belas Artes. Fomos conhecer as histórias de quem ainda lá vive.
IRLANDA 
Dublin acordou com (mais) uma boa notícia. A Irlanda venceu a resistência da Moody's e esta passou a atribuir um "rating" A. Agência deixa elogios às políticas e ao governo de bloco central.
MARCELO REBELO DE SOUSA 
Marcelo mantém-se firme no objectivo de promover a estabilidade política. O Presidente abordou o tema dos contratos de associação com António Costa e travou uma reacção mais violenta da Igreja.
MÚSICA 
Este sábado acontece a grande final da Eurovisão da Canção deste ano, em Estocolmo. Portugal não participa mas, mesmo assim, não há melhor desculpa para recordar momentos do nacional cançonetismo.
LITERATURA 
Luiz Pacheco morreu há 8 anos. Por inércia dos herdeiros as obras estão esgotadas e não há reedições mas ainda este ano será publicada uma coleção de 150 cartas do autor para o filho Paulo.
CASA BRANCA 2016 
Em Vilnius, na Lituânia, Valdimir Putin e Donald Trump dão um beijo na boca, no muro de uma hamburgueria. É um graffiti de um artista local, mas que já está a dar a volta ao mundo.
CASA BRANCA 2016 
Candidato à nomeação republicana mantém recusa em tornar pública a sua declaração de impostos. Adianta, apenas, que luta "com grande intensidade para pagar o mínimo possível em impostos".
PEDRO PASSOS COELHO 
Passos Coelho não sabe se voltará a ser PM nem quando. Os dramas dos antigos líderes do PSD na oposição foram diferentes. Nunca viram a esquerda unida. E tiveram sempre adversários internos.
BANCO BIC 
O presidente do conselho executivo do BIC, Mira Amaral, responde às críticas do relatório do Banco de Portugal sobre a gestão do banco. Garante que nunca favoreceu os seus acionistas.
PACTO DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO 
O presidente do Partido Popular Europeu escreveu uma carta a Juncker a pedir uma "força máxima" das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Incluindo a vertente das sanções.
PACTO DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO 
Vital Moreira, ex-eurodeputado do PS, dá dois argumentos para a Europa não sancionar Portugal pelo falhanço no défice em 2015. Mesmo que este ano a meta também já se tenha tornado "uma miragem".
Opinião

Paulo Ferreira
Todas as análises à execução do memorando da troika são válidas e parte de visões políticas alternativas. Mas reescrever os números e a forma como as coisas evoluíram é prestar um mau serviço ao país.

André Azevedo Alves
Já se percebeu que o Ministério da Educação está entregue ao PCP, mas Costa ainda tem tempo de mostrar liderança e bom senso nesta questão, que é também um grande teste político ao Presidente Marcelo.

José Milhazes
Os ataques do PCP ao Bloco trazem à memória a guerra lançada pelo ditador soviético Estaline contra a social-democracia europeia nos anos 30 do século XX, uma das causas da chegada de Hitler ao poder.

P. Vasco Pinto de Magalhães
Esta esquerda doente, que não tem os pés na terra nem a atenção nos mais frágeis, ergue a bandeira de um modernismo burguês, pseudo-intelectual, mas de cultura rápida e sem história nem dialética.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Para um cristão, o ‘super-homem’ e a ‘mulher-maravilha’ não são figuras lendárias ou mitológicas, mas sim os santos como os que, sendo casados, foram sempre fiéis ao seu compromisso matrimonial e à fé
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário