segunda-feira, 30 de outubro de 2017

360º - Como Sócrates quis dominar os media (segundo o Ministério Público); a tensão com Marcelo segundo Costa; e ainda a Catalunha

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... as primeiras detenções no caso da investigação à interferência Rússia nas eleições americanas estão iminentes e podem acontecer ainda hoje. Apesar de pressionado, Donald Trump reagiu com ataques a Hillary. Via Twitter, claro.

A Arábia Saudita vai autorizar as mulheres a assistir a acontecimentos desportivosMas só em três estádios do país e a partir de 2018.

A Catalunha continua a dominar a atualidade. Ontem milhares (ou milhões, segundo as versões) de pessoas manifestaram-se em Barcelona contra a independência e a favor da união de Espanha, mas no campo político continuam as divergências. A grande dúvida agora é saber se Carles Puigdemont vai ou não candidatar-se (de novo) às eleições antecipadas para 21 de dezembro ou se será entretanto detido, hipótese já admitida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, se não deixar o poder (e ele continua a publicar fotos no seu gabinete).

Hoje Madrid começa a controlar efectivamente o governo regional da Catalunha e as primeiras sondagens dizem que os independentistas não terão maioria.

Em Portugal a esquerda reagiu à crise catalã. Do lado do Bloco, Catarina Martins acusou o Governo de ter transcrito integralmente uma minuta produzida pelo Executivo espanhol a condenar a declaração unilateral de independência da Catalunha e vai levar o caso ao Parlamento. Já o PCP, optou 'apenas' por condenar aquilo a que chama a "repressão de Madrid".

Dos jornais portugueses desta manhã destaque para o aumento dos despejos: o Dinheiro Vivo contabiliza uma média de 5,5 famílias por dia despejadas, número que duplicou em quatro anos, culpa das rendas altas e dos baixos salários; ainda na área da Justiça, o Público destaca a escalada dos crimes informáticos; no Negócios, a EDP recusa qualquer responsabilidade nos incêndios de Pedrógão, contestando uma das teorias da Comissão Independente; e o i dá conta da primeira indemnização que o Estado foi obrigado a pagar pela morte de uma bombeira.




Outra informação importante 

É um dos focos relevantes na acusação do caso Sócrates: a forma como o ex-primeiro-ministro terá querido controlar a Comunicação Social. A Sónia Simões leu os argumentos do Ministério Público, cruzou com os outros casos que vinham de trás e conta como no início da sua carreira política José Sócrates foi accionista de um jornal regional e desde então manteve a obsessão com os media, levando os investigadores a concluir que criou uma estratégia para dominar os jornalistas

António Costa deu ontem a sua primeira entrevista (na TVI) após a tragédia dos fogos de 15 de outubro e pós tensão com Marcelo. Falou desde os Bombeiros de Pampilhosa da Serra e não foi só com o local com que se preocupou, foi também com o que disse. Começou por afirmar que o tempo é mais de actos do que de palavras, não respondeu a nenhuma pergunta sobre a crispação institucional mas fez questão de  lembrar que "até" com Cavaco, que era contra esta solução de Governo, acabou por se dar bem e que "da sua parte" tudo fará para que as coisas funcionem com o Presidente.Também não teve problemas em admitir que os riscos dos fogos foram subestimados.

Apesar de mais este 'mea culpa' do primeiro-ministro e deste ter afirmado que tudo o resto é "ficção política" de séries de TV, Marcelo não parece estar para filmes. Porque em todos os dias da sua visita aos Açores mandou mensagens ao Governo e ao primeiro-ministro. É ler as reportagens do Rui Pedro Antunes aquiaqui ou aqui.

Marques Mendes também foi duro na SIC e considerou a guerra de Costa com Marcelo "muito pouco inteligente". Hoje vão estar todos juntos no Conselho de Estado. O convidado especial é Jean-Claude Juncker, numa altura em que Bruxelas mostrou dúvidas sobre o cumprimento dos objetivos do défice. 

À esquerda, o primeiro-ministro também parece não ter a vida facilitada. Basta ouvir as exigências de Jerónimo de Sousa sobre o Orçamento, apesar de garantir a sua aprovação, ou de Catarina Martins a pedir uma resposta mais eficaz para os fogos.

Ainda em relação aos fogos, destaque para os espetáculos solidários de Ricardo Araújo Pereira nos locais mais afetados pelos incêndios. O João Francisco Gomes e o João Porfírio andaram dois dias com o humorista pelo país das cinzas e contam (e mostram) tudo o que se passou no palco e atrás dele.

A campanha pela liderança do PSD tem hoje mais um momento chave quando Rui Rio e Santana Lopes se cruzarem nas jornadas parlamentares sociais-democratas. Durante o fim de semana, Rio prometeu ser um líder "mais estável que Santana" e Santana respondeu que os militantes vão ter de escolher entre alguém "austero" ou "próximo"

Lewis Hamilton sagrou-se pela quarta vez campeão mundial de Fórmula 1 no México. Foi uma corrida louca que na primeira volta colocou Hamilton e Vettel nas duas últimas posições. Mas os dois acabaram mesmo assim por pontuar, o que valeu o tetra ao inglês. O Bruno Roseiro conta a história do piloto que ultrapassou o seu ídolo, Ayrton Senna, e se tornou expoente máximo de uma nova geração.
No futebol, os três grandes venceram e mantém-se tudo igual na frente da tabela. Mas isto é no jogo jogado. Fora dele, continua a guerra Benfica-FC Porto. Agora foram os benfiquistas que viram a PGR abrir inquérito às suas queixas contra os portistas por acesso ilegítimo, violação de correspondência e ofensa a pessoa coletiva. Da parte do Sporting há... Bruno de Carvalho. O presidente leonino voltou a disparar em todas as direções e a dizer que até já tem saudades da construção civil.

Nos EUA, o actor Kevin Spacey aproveitou uma acusação de assédio sexual de há 30 anos, pela qual se desculpou, para assumir a sua homossexualidade.



Os nossos especiais

Diamang, a maior empresa do império português, nasceu há 100 anos em Angola. E tem a história manchada: fomentou a segregação racial, ignorou abusos sexuais contra mulheres negras e manteve o trabalho forçado durante mais de meio século. A Maria José Oliveira recorda a história da sexta colónia africana.

Falar da vida do sexual das nossas avós envolve sempre inúmeros tabus. A Marta Leite Ferreira quebrou as barreiras e colocou onze mulheres a contar, em discurso direto, como começaram a namorar, como perderam a virgindade e como era (ou é) a sua vida sexual. O resultado é o retrato de um tempo, com algumas surpresas.

João Pedro Pais já está na música há mais de 20 anos, mas ainda toda a gente acha que 'apenas' ganhou a Chuva de Estrelas. Em entrevista de vida ao Tiago Palma, elelembra como começou, fala da infância e também de como se tonou um dos melhores atletas em luta greco-romana.



A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre a Catalunha: "A Catalunha é o campo de batalha onde prossegue a guerra destes tempos – a do ataque ao liberalismo. São os valores republicanos que precisam de defesa. Contra Puigdemont, como contra Trump e Le Pen".
  • Helena Matos escreve sobre o índice de popularidade de Passos e Costa: "Espantoso país este que tem como primeiro-ministro um derrotado nas legislativas e o homem que ganhou essas legislativas se demite de líder partidário porque perdeu as autárquicas".
  • João Marques de Almeida escreve sobre o futuro da 'geringonça': "O afastamento entre Belém e São Bento deixam o PM muito mais exposto aos seus parceiros da geringonça. A partir de agora, vai ser mais difícil geringonçar. E também aqui a palavra chave é confiança".
  • Alberto Gonçalves escreve sobre "instantâneos de um País exótico": "As reacções do PS ao ralhete de Marcelo (de chamar-lhe jumento a acusá-lo de querer uma ditadura) foram as expectáveis no partido que tem Lula, Chávez e a Gorda do Frágil como exemplos de sofisticação".


Notícias surpreendentes
O livro "Pais Conscientes, Filhos Felizes" de Myla e Jon Kabat-Zinn já tem quase 20 anos mas só agora chegou traduzido ao mercado português. A Ana Cristina Marques resume as principais ideias para pais e não só.
De pais para mulheres, neste caso específico para o papel da roupa na luta pela emancipação feminina. O Mauro Gonçalves falou com a socióloga Cristina L. Duarte sobre o género como espartilho.

Outro tema importante dos tempos que correm: como desligar? Eis sete ideias para activar o modo offline.
 
Coincidências ou fotos tiradas no momento certo? Decida você, olhando para as imagens de Denis Cherin.

Perdoem-me o trocadilho fácil, mas não há coincidências: no Observador tem mesmo toda a informação que precisa, sempre atualizada, e grandes reportagens e investigações. Comprove.

Uma boa segunda feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário