terça-feira, 3 de março de 2020

Covid-19: Clubes portugueses vão acatar jogos à porta fechada ou adiamento de jornadas

Resultado de imagem para Covid-19: Clubes portugueses vão acatar jogos à porta fechada ou adiamento de jornadas
Os clubes da I e II Ligas de futebol vão acatar a realização de jogos à porta fechada ou o possível adiamento de jornadas, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) após reunião extraordinária.
A reunião da Comissão Permanente de Calendários da Liga decorreu hoje na sede daquele organismo, no Porto, com o foco no surto de coronavírus, definindo “os procedimentos a adotar em caso de agravamento da situação em Portugal”, pode ler-se em comunicado.
“Caso seja decretada a realização de jogos à porta fechada, haverá acatamento nos jogos de competições profissionais por parte de todas as entidades envolvidas”, lê-se numa lista de conclusões.
Ressalvando que serão “sempre” seguidas “as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS)”, a Liga explica ainda que, no caso de adiamento de uma partida, “a jornada toda deverá ser adiada para manter o equilíbrio competitivo”.
Nesse quadro, a ronda será então programada em data destinada às competições europeias, uma vez que nenhuma equipa lusa se encontra já a disputar a Liga dos Campeões ou a Liga Europa.
Em último lugar, foi manifestada “preocupação” pelos compromissos internacionais de seleções agendados para o final do mês de Março, para os quais os clubes devem libertar jogadores, por se tratarem “apenas de jogos sem apuramento em causa e que trarão deslocações desnecessárias de atletas”.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.
A DGS manteve no sábado o risco da epidemia para a saúde pública em “moderado a elevado”.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário