quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Aleitamento Materno

 

CHULN com nota máxima atribuída pela Entidade Reguladora da Saúde.

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) teve nota máxima no último relatório do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde/Entidade Reguladora da Saúde, no que diz respeito ao indicador Aleitamento Materno Exclusivo.

O CHULN é um Hospital Amigo dos Bebés, com certificação renovada pela UNICEF em 2019. Além de todos os serviços envolvidos, da Obstetrícia à Pediatria, a Comissão do Hospital Amigo dos Bebés do CHULN acompanha de perto a avaliação nesta área, onde a promoção do aleitamento materno é fundamental.

O CHULN recorda que amamentação ou aleitamento materno tem diversas vantagens para o bebé e para a mãe, quando comparado com o aleitamento artificial.

O leite materno adapta-se nutricionalmente às necessidades do bebé, as quais variam de acordo com o tempo de vida. É de fácil digestão/absorção e melhor tolerado, o que reduz o risco de cólicas, diarreia, desidratação, regurgitação e prisão de ventre.

Diminui o risco de obesidade infantil e contém substâncias protetoras contra infeções e alergias e reforça o sistema imunitário. Reduz o risco de aparecimento de algumas doenças crónicas na idade adulta, como a diabetes, doença cardiovascular, e doença inflamatória intestinal, bem como a probabilidade de hospitalização do bebé.

Para a mãe, o aleitamento também apresenta diversas vantagens, nomeadamente a contração do útero (reduzindo o risco de hemorragia após o parto), redução do risco de cancro da mama, do ovário e de osteoporose e promoção da vinculação ao bebé.

Para saber mais, consulte:

CHULN – http://www.chln.min-saude.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário