quinta-feira, 11 de agosto de 2022

SEAS | Balcões SNS 24

António Sales inaugura os dois primeiros Balcões SNS 24 no Alentejo.

“Estes balcões, mais que computadores em secretárias, são portas de acesso ao nosso Serviço Nacional de Saúde”, disse António Lacerda Sales, no dia 2 de agosto, em Santiago do Cacém, na cerimónia de assinatura dos protocolos de adesão ao projeto Balcão SNS 24.

Os dois novos balcões, instalados nas freguesias de Vale de Santiago, município de Odemira, e de São Francisco da Serra, no concelho de Santiago do Cacém, são os dois primeiros instalados na região do Alentejo.

Os Balcões SNS 24 permitem, de forma rápida e segura, marcar e realizar teleconsultas, marcar consultas nos cuidados de saúde primários, pedir isenção de taxas moderadoras, renovar medicação habitual, consultar exames, aceder a receitas de medicamentos, entre outros serviços.

Nas palavras do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, os Balcões SNS 24 são “especialmente útil para a população sénior do território e, por isso, mais vulnerável e com maior necessidade de acesso e dificuldades acrescidas de locomoção”.

“Este é mais um excelente exemplo a tecnologia pode aproximar os cidadãos dos serviços, ajustando-os às necessidades da população, e colocando o cidadão no centro do sistema”, considerou o governante.


Em Portugal são já 253 os balcões em funcionamento em juntas de freguesia, espaços do cidadão, estabelecimentos residenciais e estabelecimentos prisionais.

A cerimónia contou com a presença do presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, da Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Catarina Filipe, do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha e da Vereadora da Câmara Municipal de Odemira, Isabel Raposo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário