terça-feira, 27 de setembro de 2022

Semana SER+ Educação: PRESIDENTE RIBAU ESTEVES VISITOU OBRAS EM CURSO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE AVEIRO

 

A manhã desta terça-feira, dia 27 de setembro, foi dedicada ao acompanhamento das obras em curso nos Estabelecimentos de Educação do Pré-Escolar e Ensino Básico, num périplo realizado pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, pelas obras em curso (com exceção da Escola Básica de Eixo, que se encontra em fase de montagem de estaleiro (1,6 M€)) e a que corresponde um valor global de investimento de 11 milhões de euros.

Em declarações no final da visita o Presidente da Câmara destacou que o facto de “estas obras serem todas financiadas pelo orçamento municipal, apesar de continuarmos a lutar por financiamento europeu ainda no quadro do Portugal 2020, ou através do novo Programa de Fundos Comunitários, o Portugal 2030”, para depois acrescentar que “estamos neste momento em fase de adjudicação de projeto das Escolas Básicas da Alumieira (Esgueira) das Leirinhas (Aradas) e de Sarrazola (Cacia). Depois destas operações ficam apenas a faltar as operações de qualificação do Jardim de Infância de Oliveirinha e da Escola Básica da Costa do Valado, e com isto completarmos neste mandato (2021/2025) a qualificação total do nosso Parque Escolar”, concluiu.

Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima
A obra de construção do Novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima, um novo investimento da CMA no valor de 2,6 milhões de euros, a cargo da empresa EDIVALOR – Construções e Obras Públicas, S.A., prossegue a bom ritmo, sendo já possível, neste momento ter a noção global da infraestrutura, que vai receber oito salas para o 1.º Ciclo e três salas para a Educação Pré-Escolar, para além dos espaços comuns às duas valências (refeitório, bibliotecas, salas de atividades,…) e a uma zona exterior de recreio com polidesportivo integrado.
Aquando da ativação da nova Escola e Jardim de Infância, a CMA vai implementar um sistema e circuito de transporte dedicado para as Crianças com residência mais distante (nomeadamente de Requeixo, Carregal e Nariz) e que necessitarem desse serviço.

Jardim de Infância e Escola Básica do Bonsucesso
Depois de finalizada a primeira fase da intervenção, com demolições e preparação do terreno e novos alicerces, a obra de requalificação e ampliação da Escola Básica do Bonsucesso, em execução pela empresa Edibarra – Engenharia e Construção, S.A., num investimento Camarário de 1,2 milhões euros, prossegue a bom ritmo, agora com a construção da nova zona do edifício que fará a junção entre a infraestrutura de Jardim de Infância e o edifício-mãe afeto ao 1.º Ciclo.
A Escola vai ter uma nova cantina, um novo espaço de biblioteca, uma sala de professores, uma zona de arrumos e de receção aos Encarregados de Educação, entre outros. No que respeita aos novos espaços exteriores, vai ser edificado um recreio coberto, e teremos ainda um polidesportivo e um parque infantil.

Jardim de Infância e Escola Básica de Azurva
Esta obra é parte integrante da estratégia definida na Carta Educativa do Município de Aveiro, que está em vigor desde o final de 2019. Com um investimento da CMA de 1,6 milhões de euros e em execução pela empresa EMPRIBUILD, Lda., a qualificação e ampliação da atual infraestrutura vai permitir a adição de uma sala de ensino pré-escolar e a criação de uma biblioteca. As quatro salas de aula afetas ao 1.º Ciclo, estão a ser todas reabilitadas, além da criação em curso de novos espaços exteriores de recreio coberto e organização do recreio descoberto, nomeadamente com a reabilitação do polidesportivo atual.

Jardim de Infância e Escola Básica da Póvoa do Paço
Também em execução pela empresa EMPRIBUILD, Lda., ampliação e qualificação está a Escola Básica da Póvoa do Paço aproxima-se da sua última fase. A obra representa um investimento de 1,4 milhões de euros da Câmara de Aveiro, que vem capacitar o estabelecimento de ensino com quatro salas de aula para o 1.º ciclo, duas salas de atividades para o pré-escolar e aumento da área bruta e área de recreio, tendo a CMA adquirido um terreno que permitiu a ampliação da Escola, no valor de 13.000€.


Jardim de Infância da Escola Básica do Solposto
A visita terminou na empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica do Solposto, em Santa Joana, que se encontra sob a alçada da empresa PEMI – Engenharia e Construção Lda., num investimento da CMA de 2,8 milhões de euros.
Neste momento aproximam-se do seu fim os trabalhos de demolições e preparação do Edifício do 1.º Ciclo, para o início da sua requalificação. Com esta obra a Escola vai passar a ter oito salas para o 1.º ciclo, duas salas para o pré-escolar e serão resolvidas carências de diversas tipologias que apresenta atualmente, como são as questões relacionadas com a segurança, a eficiência energética do edifício, a qualidade e o conforto do espaço do edifício e do recreio.

Esta visita fez parte do programa da semana “SER + Educação”, da CMA, que assinala o início do ano letivo 2022/2023, com diversas atividades durante os próximos dias e apostando na palavra SER como expoente máximo da vontade de fazer mais e melhor, apostando naqueles que são o maior património de qualquer sociedade que se quer evoluída e próspera, que são as Crianças e os Jovens.
O “SER + Educação” decorre de 25 de setembro a 01 de outubro e traduz a aposta da CMA na área da Educação, como aposta prioritária, no âmbito da estratégia de desenvolvimento Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário