Foi concluída a execução do projeto de valorização da Mata Municipal do Cabeço do Peão, situada na zona alta da Vila de Figueiró dos Vinhos. O projeto traduziu-se numa intervenção de limpeza de diversas áreas de matos e outra vegetação; plantações; e implementação e sinalização de percursos, como forma de tornar o espaço mais apetecível para usufruto da população, residentes e visitantes.
O projeto de valorização da Mata Municipal do Cabeço do Peão, elaborado pelo Município de Figueiró dos Vinhos após ser detetada a necessidade iminente de intervenção, visou tornar aquele espaço mais utilizável e atrativo, reforçando a componente ambiental associada.
Globalmente, foram executados trabalhos de limpeza e desmatação do terreno, incluindo controlo de espécies invasoras e controlo de matos, em diversas zonas da Mata Municipal do Cabeço do Peão, numa área total superior a 22ha.
Em algumas zonas específicas, foram efetuadas desmatações, regularizando densidades excessivas, promovendo a segurança e permitindo um maior crescimento das árvores existentes.
Subsequentemente, foi feita a plantação de cerca de 900 árvores autóctones entre azevinhos, carvalhos, sobreiros e medronheiros, valorizando o espaço verde urbano, potenciando a criação de zonas verdes apelativas e utilizáveis pela população e visitante.
Numa outra vertente, numa artéria adjacente à Avenida Sá Carneiro, foi implementado um passadiço de cerca de 100 metros, que permitiu ligar a zona alta da Vila à Mata Municipal, na zona dos Campos de Ténis, possibilitando, assim, um acesso, exclusivamente, pedonal, mais adequado face ao reconhecido declive de outros acessos, apenas possível, até agora, por estrada rodoviária.
Esta solução permite, claramente, aproximar a Mata Municipal da Vila, possibilitando a utilização pedonal daquele espaço na prática desportiva ou meramente lúdica.
Por outro lado, os caminhos pedonais já existentes, foram sinalizados com setas direcionais e Painéis/Totens identificativos da zona, permitido, deste modo, uma melhor orientação e informação a quem visita e percorre aquele espaço.
Esta operação foi aprovada no âmbito do “Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 - (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano” e tem um financiamento associado de 100 %, totalizando o valor de 73.643 euros, atribuído pelo COMPETE 2020 e financiado pelo REACT-EU, parte da resposta da União Europeia à pandemia COVID-19, num programa específico para o efeito.
Município de Figueiró dos Vinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário