Dr. Vera Jardim, Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, disse: “Uma história notável de resiliência.”
Lisboa, 15 de maio de 2025 – Para comemorar o centenário da sua presença em Portugal, as Testemunhas de Jeová inauguraram uma exposição especial na sua sede nacional em Cascais.
Precisamente há 100 anos, no dia 13 de maio de 1925, foi realizada a primeira reunião pública das Testemunhas de Jeová em Portugal, no Liceu Luís de Camões, em Lisboa. Nessa ocasião, J. F. Rutherford, o então Presidente da comunidade internacional das Testemunhas de Jeová, proferiu um discurso baseado na Bíblia com a presença de mais de duas mil pessoas e outras duas mil não puderam entrar por causa do espaço limitado.
Nos últimos 100 anos, as Testemunhas de Jeová enfrentaram desafios significativos. Durante quase meio século suportaram oposição e privação de liberdade sob o governo do “Estado Novo” (ditadura). Só em 1974, depois de quatro décadas de restrições, é que as Testemunhas de Jeová foram oficialmente reconhecidas como uma comunidade religiosa em Portugal.
A inauguração da exposição do centenário contou com a presença de vários convidados, incluindo o Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, Dr. Vera Jardim, e o Dr. Soares Loja, Vice-Presidente da mesma Comissão. O Dr. Vera Jardim mencionou que “as Testemunhas de Jeová têm uma história de notável resiliência” e acrescentou que “elas continuam a ser um dos grupos religiosos mais perseguidos na Europa, especialmente em países onde membros das Testemunhas de Jeová estão presos por causa da sua fé, designadamente na Rússia”.
Pedro Candeias, porta-voz nacional das Testemunhas de Jeová, declarou: “Como Testemunhas de Jeová prezamos muito a liberdade religiosa que temos usufruído nos últimos 50 anos. Por isso, agradecemos muito às autoridades em Portugal.”
Conforme destacado na exposição, as Testemunhas de Jeová contribuem para a sociedade de várias formas, nomeadamente na prestação de ajuda humanitária, assistência espiritual e religiosa a reclusos, e programas de literacia quando necessário.
Nas suas observações finais, o Dr. Vera Jardim reconheceu os benefícios da presença das Testemunhas de Jeová na sociedade portuguesa, e expressou a sua esperança de que “o nosso país continue a acolher-vos [referindo-se às Testemunhas de Jeová] como tem feito nos últimos 50 anos.”
Para obter mais informações, visite o site jw.org > Quem Somos > Testemunhas de Jeová. O site oficial das Testemunhas de Jeová, jw.org, o site mais traduzido, está disponível em mais de 1100 línguas, incluindo mais de 100 línguas gestuais e 50 línguas em que se disponibilizam publicações em braille.
*Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro
**Francisco Ribeiro
Assistente Porta-Voz das Testemunhas de Jeová
Nenhum comentário:
Postar um comentário