A Galeria Municipal Comendador João Martins, no Parque Urbano de Proença-a-Nova, acolhe a partir do dia 17 de maio, a exposição “Coisas da Natureza”, da artista visual Conceição Abreu, com curadoria de Sofia Marçal. A mostra, que ficará patente até 30 de junho, integra as Comemorações do Ano Municipal das Raízes, promovido pelo Município de Proença-a-Nova.
A exposição reúne 18 desenhos e uma pintura sobre papel, numa proposta artística que cruza lápis de cor e guache, onde o visível e o invisível se encontram através da delicadeza do traço e da intensidade cromática. As obras pretendem evocar a espiritualidade da Natureza, a contemplação e a impermanência – numa viagem estética e sensorial que convida à atenção plena e à liberdade do olhar mais atento.
O olhar de Conceição Abreu parte da observação, visual e emocional, para explorar o que há de profundamente humano e natural, mas tantas vezes invisível aos olhos. Os seus trabalhos, inspirados em fragmentos de raízes, resultam de um processo criativo onde a realidade “não é copiada, mas sim reconstruída no papel: são formas orgânicas, desenhadas ou recortadas, que apelam à harmonia e ao equilíbrio, como a própria paisagem natural”, descreve a autora da exposição.
Através de uma prática artística profundamente ligada à ecologia emocional, a artista propõe um reencontro com o mundo natural — um convite à contemplação e à liberdade, também enquanto forma de preservação da Natureza. A entrada é livre e a exposição pode ser visitada nos horários habituais da Galeria Municipal de Proença-a-Nova a partir do próximo sábado, 17 de maio.
*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário