domingo, 8 de novembro de 2015

Dinâmica na Rua Direita | Rua do Comércio

Dinâmica na Rua Direita
| Rua do Comércio
Rua 31 de Janeiro com mais restauração à moda antiga





No passado neste edifício acolhia escritórios
 de advogados, comércio, hoje está a entrar
 num estado de degradação 
A C.O.R.D.A. é Associação sem fins lucrativos para promoção, defesa e dinamização do Bairro Histórico - Rua Direita de Aveiro, mais conhecida pela rua direita, rua do comércio, por onde no passado recente circulam as criaturas ligeiras, então uma localidade habitada, com uma dinâmica comercial saudável, porque o poder de compra era uma realidade.
“O objecto da CORDA é contribuir para a dinamização e desenvolvimento local, social, cultural e económico do comércio e serviços estabelecidos na denominada Rua Direita, em Aveiro, constituída pela R. de Coimbra e Combatentes da Grande Guerra, assim como as denominadas Ruas Adjacentes, constituídas pela Rua Batalhão Caçadores Dez, Rua Luís Cipriano, Rua Dr. Nascimento Leitão, Rua Príncipe Perfeito, Travessa da Rua Direita, Rua Belém do Pará, Rua 31 de Janeiro, Rua do Recreio Artístico, Rua Capitão Sousa Pizarro, Praça Marquês do Pombal, Rua Gustavo Ferreira Pinto Basto, Rua Prof. Barbosa de Magalhães, Rua Clube dos Galitos, Rua de José Rabumba, Rua Homem Cristo Filho e Av. de Santa Joana, agregando os esforços dos seus associados nos domínios profissional, económico, social, cultural e recreativo, tendo como missão primordial a criação, promoção e divulgação da marca “Bairro Histórico - Rua Direita de Aveiro” informação disponível na sua conta no facebook.

Desde que surgiu esta associação é de realçar a dinâmica implementada, esforços desenvolvidos para que os clientes procurem o comércio naquela localidade. Nota-se que o parque habitacional apresenta um aspecto de degradação, apesar das obras que têm surgido e vão continuando, o que é louvar numa altura em que a construção civil ainda sofre os efeitos da crise.

Não há dinheiro, não pode haver poder de compra. As grandes superfícies comerciais que foram surgindo em Aveiro e arredores conduziu o pequeno comércio à ruina, para confirmar a realidade basta fazer-se uma visita pelas ruas acima indicadas.

Quem conheceu as ditas ruas há uns 30 a 35 anos atrás, fica com um sentimento de profunda tristeza, porque o que mais se vê são lojas desocupadas, e dificilmente serão ocupadas. Quanto a habitantes a realidade é bem mais dramática, com a excepção do Hotel Imperial. O ambiente de vizinhança, o convívio nos cafés ou nas pastelarias, pertence ao passado.

Esta opinião não visa desmotivar quem quer que seja, no sentido de investir numa daquelas ruas, bem pelo contrário. Urge o investimento, pois trata-se de uma zona sossegada, que merece ideias novas, diversidade nas marcas, um marketing mais apelativo.

E-mail: corda.aveiro@gmail.com


Postado por J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário