domingo, 8 de novembro de 2015

Atenção, Concentração e Memória

Atenção, Concentração e Memória
Das dificuldades que os alunos enfrentam, a falta de atenção e concentração nas aulas e no estudo é uma das mais frequentes. Tais dificuldades podem-se dever à falta de objectivos específicos para cada sessão de estudo, a uma atitude de passividade nas aulas e também à pouca preocupação com o ambiente de estudo.
Podem também estar presentes uma série de factores distractores como: ansiedade proveniente de várias preocupações; pensamentos divergentes; acontecimentos inesperados, etc. Outros factores externos podem ser por exemplo o ruído, a luminosidade, as condições do espaço de estudo ou da faculdade, o calendário de exames, doença, entre outros.
Para ultrapassar estas dificuldades, é necessário identificar os factores distractores em cada caso, reflectindo sobre o local de estudo e aquilo que se costuma fazer quando se estuda. Embora cada indivíduo tenha o seu próprio método de estudo, há condições consideradas necessárias para um local de estudo adequado:
- Ter um local destinado exclusivamente aos estudos e tarefas escolares;
- Ter um local confortável com boa iluminação;
- Ter o material necessário nesse local antes de começar a estudar;
- Retirar do local de trabalho tudo aquilo identificado como distractor;
- Evitar ser interrompido.
A falta de atenção também ocorre durante as aulas devido ao barulho da sala, a conversa com os colegas, o desinteresse pelo tema ou simplesmente por estar a pensar noutras coisas. Pode-se ultrapassar dando atenção ao discurso e tirando apontamentos.
Ir as aulas tem vantagens:
- Aprende-se algumas matérias que facilitam o estudo posterior;
- Aprende-se a organizar o estudo com os pontos a que o professor dá mais importância;
- Tiram-se apontamentos próprios;
- Tiram-se dúvidas com o professor;
- Convive-se com os colegas.
Estar atento e concentrado são condições básicas para a memorização, que por sua vez é essencial para o estudo. Para tal, é necessário que haja um envolvimento naquilo que está a ser estudado, compreender o que se estuda, descobrindo um sentido para o tema e relacionando com aquilo que já se sabe. Pode-se desenvolver a memorização através de algumas acções que facilitam a recordação:
- Planear antecipadamente o estudo;
- Sublinhar, tirar apontamentos e fazer revisões;
- Tomar atenção ao índice, títulos, subtítulos, fórmulas e palavras-chave;
- Elaborar esquemas ou diagramas;
- Ler em voz alta;
- Explicar o que aprendeu a outra pessoa.
Estudar em grupo, para tal deve-se:
- Ter um número de membros não excessivo;
- Traçar um plano de objectivos concretos;
- Não confundir a reunião de trabalho com uma de carácter lúdico;
- Fazer intervalos.
- Recorrer a mnemónicas quando não é possível estabelecer uma ligação lógica entre os elementos.
- Uma mnemónica consiste em formar uma palavra, frase ou história com as primeiras letras de cada palavra-chave (e.g.: o método P.L.E.M.A é por si uma mnemónica; vejamos: Pré-leitura; Leitura; Esquematização; Memorização; Auto-avaliação).
Algumas destas sugestões podem-se resumir num método de estudo conhecido como P.L.E.M.A., uma série de técnicas de estudo que facilitam a assimilação dos conteúdos com maior rendimento e menor fadiga.
Este método é composto pelas seguintes etapas:
1.) Pré-leitura:
Leitura rápida, pouco profunda e global para perceber o assunto e as partes do texto. Para isso, deve-se atender ao primeiro parágrafo, sumários, conclusões, títulos e subtítulos, itálicos, sublinhados e palavras-chave.
2.) Leitura
Leitura detalhada e atenta do texto, sublinhando as ideias principais.
3.) Esquematização
Realização de um esquema ou resumo da matéria, a utilizar aquando da revisão final dos conteúdos a avaliar.
4.) Memorização
Divisão do esquema ou resumo pelos tópicos ou ideias principais de forma a facilitar a retenção dos conteúdos. É aconselhável, aquando da eventual memorização, fazer pequenos intervalos para descanso. Nesta fase é frequente recorrer-se a mnemónicas.
5.) Auto-Avaliação
Escrever ou dizer em voz alta, por palavras próprias as ideias principais retidas do esquema ou resumo. O objectivo desta fase é avaliar aquilo que no momento se sabe.

Fonte: http://www.uc.pt/fctuc/ceip/metodos_estudo/atencao

Postado por J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário