sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Luto nacional põe festa de passagem de ano em risco


Costumes sugerem cancelamento das festas mas câmaras podem decidir.

As festas de Fim de Ano organizadas pelas autarquias podem estar em risco caso Mário Soares não recupere e venha a falecer no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde está internado há dias em estado muito crítico, pois o Governo seria obrigado a decretar luto nacional.


Segundo a Lei das Precedências do Protocolo do Estado, a morte de um antigo Presidente da República obriga a que seja decretado luto nacional. Ora, de acordo com os usos e costumes, além da colocação da bandeia a meia haste, nos dias de luto nacional os organismos públicos devem cancelar ou adiar todos os festejos que estejam a organizar.

Ou seja, neste caso, fogo de artifício e espetáculos musicais. A duração do luto nacional não está definida na lei, mas não deve ser inferior a três dias: o mesmo período decretado, por exemplo, na morte de Amália e de Eusébio. Ainda assim, o luto não está regulamentado nem há sanções, pelo que as autarquias podem decidir.

O estado de saúde do ex-Presidente "tem registado progressivo agravamento", disse o porta-voz do hospital esta quinta-feira, dia em que Sócrates visitou Soares.


Fonte: CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário