sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

360º - Depósitos, certificados, fundos e ações - onde deve investir o seu dinheiro em 2017?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Chegou a resposta de Obama à ingerência de Putin nas eleições presidenciais: os Estados Unidos vão expulsar 35 agentes dos serviços de inteligência russos, que têm agora 72 horas para abandonar o país; vão emitir sanções contra quatro oficiais do GRU, os serviços secretos militares russos, e também contra o FSB, sucessor do KGB; e ainda contra outros indivíduos e empresas privadas. Barack Obama deixou ainda uma frase enigmática e ameaçadora: "Vamos continuar a tomar uma variedade de ações num tempo e lugar à nossa escolha, algumas das quais não serão divulgadas".

Agora, a Rússia vai retaliar contra a retaliação. Hoje haverá mais novidades, mas já foi anunciada a primeira medida, escreve o Politico: a Escola Anglo-Americana de Moscovo vai fechar.

E Trump, o que vai fazer? Não se sabe ainda (até porque o seu único comentário sobre o assunto causou alguma perplexidade a todos os que já saíram do século XIX: "Acho que os computadores complicaram muito as nossas vidas"). Mas os russos já explicaram que estas medidas vão criar dificuldades nas relações com o próximo Presidente.

José Sócrates visitou ontem Mário Soares. O ex-primeiro-ministro e arguido na Operação Marquês entrou no hospital uma hora depois do final das visitas.


Informação relevante
O Governo espanhol autorizou a construção de um armazém para resíduos nucleares na central de Almaraz, que faz fronteira com Portugal. O ministro do Ambiente português diz que a decisão é ilegal e a associação ambientalista Quercus quer que o governo leve o assunto a Bruxelas.

São socialistas nove dos dez municípios que em 2016 foram apoiados financeiramente pelo Governo ao abrigo do regime de cooperação técnica e financeira com o poder local. Segundo o Expresso, o bolo total foi de 2,5 milhões de euros.

Tome nota de mais estes aumentos: percorrer a autoestrada Lisboa-Porto vai custar mais 35 cêntimos em portagens; e a água vai custar mais 38 cêntimos em Lisboa.

Vá à sua caixa de correio: a Autoridade Tributária está a notificar milhares de proprietários para que paguem o IMI relativo a 2012. Estes contribuintes achavam que estavam isentos e o prazo acaba já em janeiro. A notícia é do DN.

Duche de água fria para os apoiantes de Rui Rio: o ex-presidente da Câmara do Porto e eterno candidato à liderança do PSD disse ao Expresso que não faz sentido antecipar o congresso do partido a não ser que Passos Coelho se demita.

Não há ainda decisão sobre a compra do Novo Banco - o dossiê avança para 2017. Segundo o Público, continuam as negociações com o Minscheng, o Lone Star e a Apollo.

O BCE avançou o número: 8,8 mil milhões de euros. Deverá ser esse o valor da recapitalização do banco Monte dei Paschi. Mas o governo italiano não está convencido e acusa o banco central de falta de transparência por não explicar como chegou àquele montante.

Entrou ontem em vigor, às 22h, o cessar-fogo na SíriaMas, escreve o Guardian, nas primeiras horas continuou a haver alguns ataques no terreno, de ambos os lados. É o terceiro cessar-fogo deste ano. No próximo mês começam as negociações para a paz.

Madrid vai proibir a circulação de camiões pesados na cidade entre 3 e 5 de janeiro. O objetivo é evitar atentados como o de Berlim durante os desfiles de Reis em várias localidades.

Um clube chinês estava disposto a pagar 100 milhões de euros por Ronaldo. A revelação foi feita durante uma entrevista pelo empresário do jogador. Porque é que o futebolista rejeitou? Segundo Jorge Mendes, porque "o dinheiro não é tudo".


A nossa Opinião

Miguel Tamen anda às voltas com o "mistério da educação": "Nas sociedades livres e ricas como Portugal um mistério da educação parece ser o de se acreditar que a educação serve para tornar as crianças satisfatórias, mas ao mesmo tempo não existir nenhum consenso sobre aquilo que é satisfatório".


Os nossos Especiais

Depósitos, certificados, fundos e ações - onde deve investir o seu dinheiro em 2017? O David Almas preparou um guia completo com soluções tanto para quem é mais conservador (há depósitos até 2,5%) como para quem é menos.

O dia em que os judeus foram expulsos de Portugal foi há 520 anos, com uma decisão do rei D. Manuel I. Maria José Oliveira explica como tudo aconteceu.


Notícias surpreendentes

A Amazon quer ter gigantescos aviões-armazém nos céus das grandes cidades. A empresa registou uma patente com a sua visão futurista, que envolve drones para fazerem entregas e pequenas aeronaves que abastecem os aviões-armazém (que nunca virão ao solo) de combustível, produtos e trabalhadores.

Debbie Reynolds, que morreu esta semana, um dia depois da filha, Carrie Fisher, ficou conhecida pelo seu papel em "Serenata à Chuva". O filme é divertido para quem o vê - mas não foi nada divertido de fazer. O Daily Telegraph contou ontem os bastidores das filmagens, que envolveram pés ensanguentados, o bullying dos colegas de Debbie e um avanço inapropriado de Gene Kelly.

"The Crown", "Narcos", "Marseille". Quais foram as melhores (e as piores) séries de 2016? Ana Markl, André Almeida Santos, Pedro Vieira, Rodrigo Nogueira e Susana Romana dão a sentença.

Deixemo-nos de nostalgias: quais são as exposições que vamos mesmo querer ver em 2017? Confira as sugestões de Vasco Rosa.

O publicitário Hugo Suíssas gosta de perder a cabeça no Instagram. Não, a sério: ele perde mesmo a cabeça, que é substituída por um ananás, um espelho ou um graffiti. Ora veja as fotos.

E acabou: hoje é sexta-feira e o ano termina amanhã. Divirta-se, tenha umas boas entradas e vá passando pelo Observador durante o fim de semana - vai ter muito para ler.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário