sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

CIM Região de Coimbra com orçamento de cerca de 12 milhões de euros

Resultado de imagem para CIM Região de Coimbra com orçamento de cerca de 12 milhões de euros
A Assembleia Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou por maioria o orçamento da CIM Região de Coimbra para 2017 que ascende a 11,9 milhões de euros, o que representa um aumento significativo face a 2016.
O orçamento para 2017 dá continuidade ao reforço da intervenção da CIM Região de Coimbra como promotora do desenvolvimento regional através da articulação de políticas municipais e regionais, e do estabelecimento de parcerias com outros agentes de desenvolvimento que operam no território. As opções do plano da CIM RC para 2017 encontram-se estruturadas de acordo com cinco eixos prioritários e um sexto eixo, transversal a toda a administração geral, abrangendo todas as suas orgânicas.
A afirmação de uma identidade regional contempla, entre outras, o reforço do posicionamento da Região de Coimbra no contexto nacional e internacional, prevendo ainda o desenvolvimento de um Plano de Comunicação e Imagem já a partir de janeiro de 2017. No âmbito do Portugal 2020 está prevista a execução e monitorização do programa de Assistência Técnica, enquadrado no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, bem como o desenvolvimento de programas dedicados à cultura (Programa Cultural em Rede), Produtos Turísticos, Capacitação dos Recursos Humanos, Formação de Públicos Estratégicos (“Região de Coimbra, Formar para a Igualdade”).
O Fomento da Cidadania na Administração Local, a criação de Sistemas de Apoio a Ações Coletivas – SIAC e as Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios em Terrenos Não Privados são outras das prioridades. No domínio dos Projetos Europeus, a CIM Região de Coimbra prevê iniciativas que permitam o reforço da Competitividade num Território Inclusivo e Sustentável, a Redução de Custos de Contexto e a Modernização e Eficiência Administrativa.
A promoção do território, captação e apoio ao investimento é outras das áreas de intervenção tendo como objetivos a promoção do espírito empresarial da Região de Coimbra. Saliente-se que o desenvolvimento de alguns dos projetos previsto no Plano de Ação e Orçamento da CIM Região de Coimbra para 2017 realizar-se-á em parceria com outras entidades da região, como as associações empresariais, instituições de ensino superior ou as associações de desenvolvimento local. Inseridos nos seis eixos prioritários e nos dezanove objetivos de intervenção, estão elencados um conjunto de atividades e projetos que têm enquadramento na estratégia de desenvolvimento do território, incorporando ações que visam contribuir para a concretização das orientações estratégicas definidas para a Região de Coimbra.
Destaca-se a execução do Programa de Assistência Técnica no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), o Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública – Região de Coimbra 2.X, Execução do PDCT da Região de Coimbra. Eficiência Energética e Proteção, Qualificação, Valorização e Ordenamento dos Recursos Naturais/Prevenção e Gestão de Riscos são outras áreas de atividade da CIM Região de Coimbra e que terão continuidade em 2017, salientando-se a candidatura para a criação da Rede de Oferta Turística em Espaços Naturais e os projetos/planos no domínio da Inclusão Social e Emprego, Requalificação de Equipamentos Sociais e de Saúde, Promoção do Sucesso Escolar e Redução e Prevenção do Insucesso e Abandono Escolar.
Do trabalho realizado no âmbito da Unidade de Missão para a Valorização do Interior resultou o “Programa Nacional para a Coesão Territorial” que inclui uma série de medidas dinâmicas e que poderão ter implicações ao nível do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial. A iluminação eficiente de monumentos e fachadas de edifícios históricos, que visa apoiar projetos que promovam a redução do consumo de energia do edificado da administração pública, contribuindo desta forma para a redução da despesa pública, integra o plano de ação da CIM Região de Coimbra que, em 2017, através do Programa Cultural em Rede, tem em vista a promoção, dinamização e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios designadamente através da sua qualificação e valorização turística. No que respeita aos produtos turísticos, através do programa de eventos integrados nas áreas de intervenção definidas de carácter intermunicipal ou regional, será garantido o reforço da atratividade turística, ou seja, o incremento considerável de dormidas na região.
A CIM Região de Coimbra tem um conjunto de atribuições na gestão da articulação entre os municípios e os serviços da administração central, nas áreas da formação profissional, redes de equipamentos públicos, promoção do desenvolvimento económico, social e cultural. Destacam-se os Sistemas de Apoio a Ações Coletivas para concretização de uma estratégia de apoio ao investimento e à competitividade, geradora de uma nova dinâmica de apoio às empresas existentes, ao empreendedorismo, à criação de empresas, capaz de rejuvenescer a estrutura empresarial e qualificar o crescimento da economia regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário