O NOSSO CEMITÉRIO – (Esclarecimento)
cemiterio
O cemitério é gerido pela nossa Junta de Freguesia. Fazemo-lo com rigor e muito respeito. Qualquer arranjo que se pretenda fazer neste espaço tem de ter o consentimento da Junta. Somos uma entidade pequena e com poucos recursos. Temos uma gestão rigorosa que nos dá autonomia para as nossas coisas. Como tal, os investimentos mais prioritários do cemitério já estão acautelados. No entanto, não abdicamos da nossa dignidade, dos nossos direitos e da firme postura em querer criar condições aos nossos espaços mais relevantes. Desde o início do mandato (já lá vão 3 anos), a Junta de Freguesia vem lutando para desbloquear o processo de alargamento do cemitério. Em Novembro de 2013, o investimento da 1ª fase, foi assumido pelo Presidente da Câmara. Este investimento ficou identificado como urgente e prioritário. Pode-se ler na ata da Assembleia Municipal, de 30 de Dezembro de 2013 o seguinte: “(…)Ampliação do Cemitério, que apesar de não constar em nenhuma rubrica, o Sr. Presidente da Câmara tinha também garantido a sua execução.”
A verdade é que a Câmara não quis ser célere e negou atribuir um subsídio à Junta para executar esta fase, que acabou por ser empreitada a um empresário local. Eis-nos em Novembro de 2016 e esta fase não chega ao fim. Corremos o GRAVE RISCO de não ter condições para sepultar mais ninguém. Esta situação é inaceitável. Não pode acontecer!
Ao longo destes anos foram muitos os alertas dos elementos da Junta. Como por exemplo recordamos uma ata da Assembleia Municipal, de 29 de Abril de 2015, onde o Presidente da Junta diz o seguinte: “(…) Reiterou ainda que o Cemitério da Praia de Mira já não tinha espaço e ia acabar por chegar a uma situação de algum desconforto, tanto para a Junta de Freguesia, como para o Executivo, mas sobretudo para a comunidade, pelo que sublinhou a necessidade incontestável de acelerar o processo.”
Até ao dia de hoje, fala-se muito, mas o problema continua por desbloquear. Se a Junta não tivesse construído, atempadamente, algumas campas, já não tínhamos condições para sepultar os últimos falecidos. Sabemos que muito mais investimento terá de ser assumido pela Junta, como a construção de novas sepulturas, caminhos, calcetamentos, drenagens, eletricidade, jardins, zona da capela, wc’s, pinturas, etc.
Este esclarecimento apenas é feito, porque já esgotamos todos os meios de contato e porque a população merece ser informada. Afinal, qual o motivo de tanto atraso para terminar esta fase? Não acham este assunto prioritário? Qual a razão para recriminar a Junta por fazer intervenções no cemitério? Este investimento esta a ser atrasado. Porquê?
O oportunismo e a banalidade não têm lugar num local sagrado e a nossa população tem de ser respeitada.
Não há “guerra” de cartazes. Há sim uma oportuna e legitima informação da parte da Junta de Freguesia. O cartaz é claro e diz: “Ampliação do Cemitério (várias fases). Estamos a melhorar a freguesia a pensar em si! Durante este tempo agradecemos a sua compreensão. 1ª Fase apoio: Município de Mira.”
Respeitámos todos os intervenientes, mas exigimos o mesmo. Rejeitamos a crítica negativa e o oportunismo político que alguns querem dar a uma situação tão delicada. Os dinheiros públicos são dos contribuintes e não dos políticos. Em nome da Freguesia da Praia e do seu Povo (verdadeiro, legitimo e único “dono” de qualquer obra ou espaço), exigimos que esta fase seja terminada quanto antes e não ao sabor de qualquer tempo eleitoral. Rejeitamos intenções políticas num assunto tão sério. Fazemo-lo com humildade e respeito, mas conscientes e firmes dos nossos deveres, direitos e responsabilidades.
logo
Muito há a fazer e isso terá a nossa dedicação. Neste assunto do cemitério, curvamo-nos perante a Memória dos nossos entes queridos. Amar a nossa Terra é ter respeito e “contenção” por aqueles que um dia tiveram de partir, muitas vezes em condições bem trágicas.
A nossa Terra é um conjunto de belezas e um conjunto inabalável de valores, onde coabitam os vivos. Mas é também o local sagrado onde estão sepultados os nossos familiares e amigos.
Vamos, Todos, respeitá-lo.

Junta de Freguesia da Praia de Mira