sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Casais com IRS separado têm dois anos para mudar

Resultado de imagem para Casais com IRS separado têm dois anos para mudarO regime transitório que vai permitir aos casados e unidos de facto entregar nova declaração do IRS em conjunto deverá entrar em vigor na primeira quinzena de dezembro e dá aos contribuintes dois anos para reverem esta situação. Nalguns casos esta revisão implicará o pagamento de uma cima, mas o acréscimo do reembolso deverá compensar a troca.
Estas novas regras vão permite resolver os casos dos contribuintes que se viram confrontados com a impossibilidade de entregar a sua declaração de IRS em conjunto pelo facto de a terem entregue fora do prazo. É que, com a reforma do IRS, o regime regra passou a ser o da entrega em separado, ainda que se permitisse a opção pela tributação conjunta quando feita dentro das datas previstas na lei.
O diploma que constará este regime transitório – aplicável apenas às declarações do IRS relativas a 2015 – já foi aprovado pela respetiva Comissão Parlamentar . A solução encontrada, segundo referiu ao Dinheiro Vivo o deputado do PCP Paulo Sá, aplica-se aos que deixaram passar o prazo e entregaram em separado e aos que o fizeram dentro do prazo mas perceberam mais tarde que o regime conjunto lhes era mais favorável – leia-se resultará num reembolso mais generoso. Também são abrangidos os que não conseguiram validar a entrega em conjunto e decidiram ficar em “incumprimento”. Todos terão dois anos para entregar uma nova declaração.


Dinheiro Vivo
________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário