quarta-feira, 15 de março de 2017

Hora de Fecho: Wilders é xenófobo? Mas tem judeus a votar nele

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Cerca de 100 mil judeus holandeses foram exterminados no Holocausto. 77 anos depois, 10% da comunidade vota no PVV. Por duas razões: o apoio a Israel e as posições de força contra os muçulmanos.
A Holanda vai hoje a eleições, com as sondagens a colocarem o populista de extrema-direita Geert Wilders em segundo lugar e perto do primeiro. Que mensagem vão dar hoje os eleitores holandeses?
Em entrevista ao Observador, o escritor português que vive há mais de 60 anos na Holanda fala sobre as razões que o levam a apoiar o líder populista e as suas ideias sobre o Islão, a imigração e a UE
Passados 25 anos sobre Maastricht, os governos e os povos da Europa têm revelado uma enorme preferência pela preservação do euro. Resta, defende Vítor Gaspar, melhorar o seu funcionamento.
Em janeiro, o preço da eletricidade disparou no mercado ibérico. Regulador explica com a seca em Portugal e as centrais nucleares paradas em França. Falta saber porque o gás natural é mais caro cá.
"Certifiquem-se de que não precisam de resgate". É este o "aviso" de Wolfgang Schäuble a Portugal, ministro alemão das Finanças que diz que a pressão imposta nos planos de resgate "funcionou bem".
Finanças pedem revogação do acordão que obriga a dar relatórios de auditoria da Caixa ao Parlamento. Revelar informação pode ter "consequências sistémicas e implica quebra de confiança irreversível".
Seis anos de guerra reduziram a Síria colorida a ruínas e um rasto de centenas de milhares de mortos e milhões de desalojados e refugiados. Veja o antes e depois do conflito sírio em 89 fotos.
Da caixa para responder a 30 desafios na cozinha à "pen" para guardar as fotografias tiradas com a máquina nova, reunimos mais de 20 ideias para surpreender o seu pai no próximo dia 19 de março.
Preguiçosos, barulhentos e sexualmente reprimidos, os portugueses preferem vinho, café, tomate e chamar o canalizador na hora dos apuros. Um retrato satírico dos preconceitos para ver em 20 mapas.
Foi durante um voo que ligava Pequim a Melbourne que a bateria de uns headphones explodiu na cara de uma mulher, provocando-lhe queimaduras. A bateria terá estoirado enquanto a mulher dormia. 
Opinião

José Manuel Fernandes
O socratismo levou aos limites o dirigismo económico e a concentração de poderes, foi o estádio superior do socialismo num Portugal apático. Depois nesse terreno medraram viçosos os casos de polícia.

Luís Aguiar-Conraria
Graças ao episódio, qualquer saudoso do antigo regime sabe onde achar os pares ideológicos. Espero que aprendam, mas se a burrice matasse o Bloco perderia pelo menos 24 votos nas próximas eleições.

Maria João Marques
O timing da biografia de Sampaio é de elogiar. Ao cair em cima da provável acusação a Sócrates sempre nos permite lembrar que foi a sumidade agora biografada que criou tão honesto primeiro-ministro.

Rui Ramos
Com António Costa, chegou ao fim a concepção do Estado como entidade imparcial e inspirada pelo bem público. Hoje, o Estado tomou partido por alguns grupos e serve os seus interesses privados

Laurinda Alves
Escrevo para que outros filhos e outros pais não se esqueçam de que tudo passa, menos o amor. No coração de um pai ficam para sempre gravados todos os gestos de amor. No coração dos filhos também.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário