quarta-feira, 15 de março de 2017

360º - Dia de eleições na Holanda: porque é que o escritor Rentes de Carvalho vota no populista Wilders? E a Uber, vai sobreviver a dar boleias?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Donald Trump revelou que pagou 38 milhões de dólares em impostos relativos a rendimentos de mais de 150 milhões ganhos em... 2005. O presidente americano mostrou finalmente uma declaração fiscal, mas só porque o canal de televisão MSNBC se preparava para o fazer.

Paulo Núncio continua sob polémica em matéria de offshores. Segundo o Público, o anterior Governo deixou na gaveta sete de 15 acordos bilaterais para troca de informação com paraísos fiscais.

António Costa terá mandado travar a reformar curricular na Educação por causa das autárquicas. De acordo com o jornal i (sem link), o primeiro-ministro quis evitar que o turbilhão de críticas às mudanças coincidisse com as eleições. Para já avança apenas com o projeto-piloto em 50 escolas.

Há cada vez mais turcos a querer morar e fazer negócios em Portugal. Em dois meses foram passados quase tantos vistos gold como durante o ano inteiro de 2016, noticia hoje o DN.

O primeiro, o segundo e o terceiro prémios do Euromilhões sairam em Portugal. O novo milionário recebeu 79 milhões de euros



Outra informação relevante

As eleições na Holanda (de hoje) são as primeiras (seguem-se França, Itália e Alemanha) do termómetro ao populismo na Europa. A vitória da extrema-direita ganha cada vez mais força (ainda que o governo acabe provavelmente numa grande geringonça). Um dos apoiantes do candidato populista Geert Wilders é o escritor português Rentes de Carvalho, que vive na Holanda há mais de 60 anos. Em entrevista ao Tiago Pereira, ele explica porquê.

Os outros grandes apoiantes de Wilders estão na Holanda pobre. Como os que o Tiago Carrasco encontrou em Groningen, onde a exploração de gás natural está a provocar tremores de terra que já danificaram 100 mil casas. Sem direito a  indemnizações.

O futuro do Eurogrupo também se joga nestas eleições holandesasO partido de Jeroen Dijsselbloem está em sétimo nas sondagens e nem num governo de grande coligação ele se terá hipóteses de se manter como ministro das Finanças. Para o seu cargo europeu, o espanhol De Guindos já está (outra vez) à espreita e até pode ter o apoio português, contam a Rita Tavares e o Nuno André Martins.

Os advogados de José Sócrates alegam que o prazo da investigação terminou à meia noite desta terça-feira e que todos os actos depois dessa data são nulosA reação (e os desmentidos e críticas ao Ministério Público) aconteceu depois do novo interrogatório de mais de seis horas ao ex-primeiro-ministro e de mais buscas nas instalações do Grupo Espírito Santo. A PGR deve hoje anunciar que o despacho de acusação será adiado por mais um mês.

Outras notícias:
Um veto presidencial ao novo estatuto militar da GNRMarcelo chumbou porque não concorda com a condição especial sobre promoções. O Governo diz que vai reapreciar. A Associação Nacional de Guardas contesta.

Um recuo na saúde. O governo aceitou repôr 25% do pagamento das horas extra a todos os profissionais do sector a partir de abril e a totalidade até ao fim do ano.

Uma promessa na nova Comissão de Inquérito à CGD. O presidente, José Pedro Aguiar Branco, anunciou que o objetivo é “acabar com o disse que disse” (mas não disse se vai aceitar o acesso aos SMS entre Centeno e Domingues).

Uma garantia do Montepio. O presidente Tomás Correia convocou uma conferência de imprensa para se mostrar "chocado" com as notícias de capitais negativos na dona do banco e garantiu que está tudo bem. Já o ministro Vieira da Silva disse desconhecer os números. E em entrevista hoje ao Negócios, Félix Morgado admitiu que a caixa económica vai ter de mudar de nome.

Depois de Fillon, Macron. Há mais um candidato presidencial francês sob suspeitaEmmanuel Macron está a ser investigado por alegado "favoritismo" na altura em que foi ministro da Economia. François Fillon já foi indiciado por desvio de fundos públicos.

Na Liga dos Campeõeso FC Porto foi eliminado depois de perder por 0-1 em Turim frente à Juventus. Não se esperavam milagres, mas também não eram precisos tantos pecados, diz o Bruno Roseiro na crónica. Consequência do mau desempenho das equipas portuguesas nas provas europeias, em 2018 só haverá dois clubes na Champions e apenas um terá entrada direta. Nota ainda para o feito do Leicester e para o seu herói,  Kasper Schmeichel.



Os nossos Especiais

A Uber é uma das empresas mais valiosas da atualidadeMas apesar de ter poucos funcionários e não ter custos com carros ou gasóleo, tem prejuízos pesadíssimos. A Ana Pimentel e o Edgar Caetano fizeram a análise desta empresa muito especial com a ajuda de Evan Rawley professor de Estratégia Empresarial na Columbia Business School. Que acha que "os investidores não vão bancar os prejuízos da Uber para sempre".

Em Vila Chã, Ponte de Lima, todos conheciam Mariana, 13 anos. E todos sofreram como se fosse da família quando desapareceu. Tanto que, quando ela voltou, os sinos tocaram e as portas da igreja abriram-se, como conta a Ana França. A adolescente estava com Manuel Fernandes, de 24 anos, acusado agora por rapto agravado e abuso sexual de menores. Ontem a PJ encontrou mais uma menor, desaparecida desde setembro.
 


A nossa opinião



Notícias surpreendentes

É o vídeo viral do ano: o do professor de ciência política que comentava a situação na Coreia do Sul em direto na BBC quando foi interrompido em direto pelos filhos. Mais de 16 milhões de visualizações depois, Robert E. Kelly e a mulher falaram finalmente sobre o caso. Em entrevista ao The Wall Street Journal dizem que pensavam que a carreira televisiva tinha acabado, mas que depois acharam tudo "muito fofo".

A cozinha é seguramente um dos espaços da casa mais difíceis de manter organizado. A designer de interiores Paula Margarido acaba de lançar o guia "Destralhe a sua Casa" e dá oito dicas preciosas para ter a cozinha sempre limpa e arrumada.

Ter uma visão perfeita é quase impossível. Este teste de cores permite perceber o quão bem estão os nossos olhos. Ora experimente.

Precisa de boa visão para ver a primeira foto real das novas Terras descobertas pela NASA. É que apesar ser uma imagem histórica, tem apenas 11×11 píxeis. É este o aspeto do mundo onde pode haver vida a 40 anos-luz do nosso planeta (sim, é assim mesmo, uns meros 'quadradinhos').

As escravas sexuais da II Guerra Mundial foram um dos segredos mais bem guardados daquela era. Eram recrutadas para servir os militares e alguns prisioneiros nos campos de concentração nazis e para dar conforto aos soldados que combatiam na Ásia. Por dois marcos, menos que um maço de tabaco.

Num dia em que vamos seguir os resultados das eleições na Holanda e analisar o que eles podem significar, não deixe de passar pelo Observador para ter toda a informação de que precisa.

Boa quarta-feira, feliz e produtiva

Lembretehoje acaba o prazo para reclamar ao fisco sobre as despesas de 2016. O melhor é seguir o nosso guia para não se perder e receber o que tem direito
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário