quarta-feira, 15 de março de 2017

11 Frases que as mulheres precisam parar de dizer umas às outras


O preconceito está tão profundamente enraizado na sociedade que, às vezes, nem notamos como podemos ser machistas mesmo sem querer.


Confira algumas frases que são MUITO preconceituosas e que você, provavelmente, já falou para alguém ou ouviu alguma vez na vida, seja das suas amigas, irmãs ou da própria mãe!

1. Você deveria parar de trabalhar e dar mais atenção aos seus filhos

Esta é uma ideia que está baseada num preconceito antigo: o cuidado da família é uma tarefa exclusiva do sexo feminino. Não em pleno século XXI, meus amigos!
Homens e mulheres devem ter a mesma carga de responsabilidade quando o assunto é a educação dos filhos, assim como ambos devem ter as mesmas oportunidades e direitos de manter as suas carreiras profissionais.

O segredo é o companheirismo e a conciliação, para que as rotinas familiares e de trabalho (de ambos) possam coincidir em harmonia!

2. Seu marido / namorado deixa você sair sozinha?

Se você tiver mais de 18 anos e seu marido ou namorado NÃO FOR o seu PAI, então não existe motivo para esta pergunta absurda! Quando esta pergunta é feita fica implícito a submissão da mulher perante o seu parceiro, como se ela não tivesse a liberdade de tomar as suas próprias decisões sem o consentimento do companheiro.  Um absurdo, né gente?

3. Deve ter feito sexo com o chefe para conseguir ser promovida tão rápido

Acho que não é preciso explicar muito o que está errado nesta ideia, certo? Esta frase desvaloriza totalmente o mérito da mulher. Existem inúmeras hipóteses para justificar a promoção de alguém, e fazer sexo com um homem como alternativa não deve estar entre as primeiras opções.

4. Você é tão feminina, nem parece lésbica

A ideia estereotipada da homossexualidade faz com que as pessoas não consigam entender que orientação sexual NÃO é sinônimo de identidade de gênero. Não deve ser surpresa nenhuma uma mulher homossexual se identificar com o gênero feminino (gostar de usar roupas femininas e agir com feminilidade), mesmo sentido atração por pessoas do mesmo sexo.

5. Se você continuar a ser tão exigente, vai acabar ficando para a titia

Se você tem 30, 35 ou 40 anos e não tem marido ou namorado provavelmente já ouviu esta frase ou algo similar, certo? Existem diversos motivos para você estar solteira e ninguém tem nada a ver com isso! Normalmente, as pessoas usam esta frase para tentar justificar o motivo de não estar num relacionamento estável. Mas lembre-se: estar solteira não é sinônimo de infelicidade, pois cada indivíduo tem os seus planos de vida e é totalmente aceitável que casar e ter filhos não faça parte dos seus objetivos. A vida é sua e não deixe ninguém comandá-la além de você!

6. É tudo culpa da TPM

Não! As emoções e sentimentos das mulheres vão muito além das Tensões Pré-Menstruais, minha amiga! Aliás, é surpreendente alguém acreditar que apenas as alterações hormonais sejam as culpadas de algo que tire a mulher do sério.

Culpar a TPM é o mesmo que rebaixar os sentimentos e emoções das mulheres a meros "caprichos mensais"… Além do mais, ninguém precisa saber que você está passando por este período, né? Não é da conta de ninguém!

7. Os melhores homens preferem as mulheres difíceis

Ao contrário dos homens, nas sociedades machistas (quase todas, infelizmente) as mulheres são obrigadas a controlar os seus desejos e emoções com o receio de serem tachadas de “fáceis” ou “promíscuas”.

Quem disse que as mulheres não podem ter a mesma dose de diversão que os homens e mesmo assim serem consideradas “pessoas sérias”?

8. Reclama que é assediada, mas sai na rua vestida de forma promíscua

As mulheres, assim como os homens, devem ter a liberdade para se vestirem como quiserem!
Esta frase machista transfere toda a culpa do assédio para a mulher, como se ela tivesse a obrigação de se vestir de acordo com os padrões sociais de “recato” ou permanecer enclausurada dentro de casa para evitar a investida dos homens.

Não importa o tipo de roupa que esteja usando, nenhum homem tem o direito de assediar uma mulher. O único culpado é quem assedia e não a assediada!

9. Se você não cuidar melhor do seu corpo, ele acaba te trocando por outra

Uma ideia medíocre e superficial, que coloca a aparência (criada pelo padrão heteronormativo e machista) como fator principal para o sustento de um relacionamento.
E como se isso não fosse por si só um absurdo, ainda colocam todo este “peso social” sobre os ombros das mulheres!

10. Quando você pensa em casar e ter filhos?

Como dito antes, quem disse que o plano de todas as mulheres é casar e ter filhos? Esta é uma “regra” imposta pela sociedade, mas não significa que seja uma obrigação para todas as pessoas.

11. Você tem um futuro pela frente, porque quer ter um filho agora?

Simples: porque a vida é sua e você escolhe o que deseja fazer dela! Se existem mulheres que não querem casar e ter filhos, também têm aquelas que desejam constituir uma família e… tudo bem!
O importante é cada um saber respeitar as escolhas dos outros, mesmo que estas possam destoar um pouco daquilo o que você imagina para a sua vida.


Lembre-se: a vida dos outros é dos outros, e não sua!

Fonte: Debora Oliveira


_____________________________



Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017

Em Março no dias 22 e 31 entre as 15 horas e as 19:30 horas, dias 18 e 25 entre as 9 horas e as 13 horas, todas no Posto Fixo da ADASCA.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição. Não deixem de consultar o site www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário