quarta-feira, 15 de março de 2017

A SÍNDROME DE ACABE

Nabote, possuía uma vinha, herança de seus pais, de excepcional produção, e ela se situava ao lado do palácio de Acabe, rei da Samaria.
Acabe queria muito ser dono daquela vinha, e fez muitas propostas de negócio, porém, Nabote se recusou a vender. Não queria se desfazer de sua herança.
E, o rei Acabe voltou muito triste para seu palácio, estava desgostoso e se recusou a comer.
Jezabel, mulher de Acabe, ao tomar conhecimento da recusa de Nabote, disse ao marido: “Governas tu, com efeito sobre Israel? Levanta-te, come e alegre o seu coração; eu te darei a vinha de Nabote.”
Prezado leitor, todos nós ansiamos por sucesso na vida, e eu aprendi que para termos sucesso é necessário observar o comportamento daqueles que nos antecederam. Aprenda com os erros e com os acertos de seus pais, de seus avós, de todos que o antecederam. Isto é sabedoria!
O rei Acabe vinha de uma família muito complicada. Seu pai e seu avô foram homens poderosos. Eles mataram pessoas para conseguir o que queriam, e Acabe herdou um reino que na verdade não lhe cabia.
No livro de 1 Reis, você verá que Jezabel ordenou a morte de Nabote, e ela mandou mata-lo, apenas para que Acabe tomasse posse daquela vinha que tanto desejava.
O profeta Elias, ciente de tudo o que se passava, foi até Acabe e lhe disse: “Você consegue fazer pior do que seus antecessores fizeram”.
Caros, se tivéssemos o cuidado de observar a vida daqueles que nos antecederam, certamente não cometeríamos os mesmos erros que eles cometeram. Entretanto, o que se vê, é que o homem comete os mesmos erros de seus pais... Ele não aprende com a história, porque não perscruta a vida daqueles que vieram antes dele. É lamentável!
Ainda em 1 Reis, você verá que durante três anos e meio, não caiu uma gota de chuva sobre Israel, e aquela região vivia basicamente da agricultura e da cria de animais domésticos. Sem nenhuma chuva, as colheitas de grãos não aconteceram, e todas as pastagens secaram... E a fome varreu todo Israel! Tudo previsto pelo profeta Elias, e informado ao rei Acabe com antecedência.
Mas Acabe, desde o início de seu reinado, fez o que era mau perante o Senhor. Fez pior do que todos os reis antes dele... Casou com Jezabel que servia a Baal, contra a vontade de Deus... E Acabe adorou a Baal em companhia de sua esposa... E cometeu mais abominações, e fazia tudo para irritar o Senhor.
Se observássemos a vida de nossos pais e avós, não cometeríamos os mesmos erros. Onde eles erraram, eu não posso errar outra vez.
Mas finalmente voltaram as chuvas sobre Israel... E as plantações voltaram a produzir excelentes colheitas, porém as plantações de Acabe não vingavam... Nas suas terras não havia nada para colher... E ele se desesperou... E se irou muito... E ficou muito triste e arrasado... E se perguntava: Por que isso acontece comigo? Por quê?
Bem, talvez isso possa acontecer também com você que me lê. Talvez haja em você, um comportamento com propensão em desobedecer e em desagradar a Deus. Um comportamento com propensão a fazer coisas erradas... Para aqueles que agem assim, o tiro sai pela culatra, e tudo dá errado... Mais dia menos dia...
E Acabe era homem descontente com tudo e com todos. Vivia isolado e continuou cometendo os mesmos erros de seus pais... Chorava pelos cantos e não tinha o respeito nem de sua esposa, nem de seus filhos, nem do povo sobre o qual reinava.
O descontentamento é resultado da ausência de Deus dentro de nós.
Com Deus, sempre estamos entusiasmados e sempre temos algo a oferecer ao próximo, não importando as circunstâncias que estamos vivendo.
Nabote não negociou sua vinha porque sabia que Acabe era um rei mau... Portanto, a culpa de não haver negociação era toda do rei Acabe, pois para um bom rei, qualquer solicitação a seus súditos é prontamente atendida, não é verdade?
Eu sei muito bem que Deus nos prova nas dificuldades... E aprendi que a Palavra do Senhor precisa ser obedecida sempre...
Se você reclamar, a coisa só vai piorar... Reclamar só atrapalha a vida das pessoas... Lembre-se que bom cabrito não berra!
Tudo deu errado para Acabe porque ele insistia em fazer as coisas de modo diferente do que Deus lhe orientava.
E, há um número assustadoramente alto de pessoas descontentes com o que possuem e com o que vivem, em todos os quadrantes da Terra, porém no Brasil, pasmem, está proporcionalmente o maior número de pessoas depressivas de todo o mundo.
Mas, descontentes, depressivos, desanimados, vivem assim pelos seus próprios erros. A nossa vida é resultante de como agimos com ela, isto é, eu preciso parar de cometer os mesmos erros de sempre.
Se reclamar nada adianta, o que adianta mesmo é modificar os seus cenários e viver encantado com a vida. Estar inconformado com algumas coisas é perfeitamente normal... O que você não pode estar é triste e desiludido... Lembre-se que apenas seus inimigos querem vê-lo caído e num estado de penúria... Então, se cair sete vezes, levante oito!
A coisa está feia? Pense um pouco... O que você trouxe quando veio ao mundo? Nada!
E o que irá levar desse mundo? Nada!
Em 1 Timóteo 6:7e8, lemos: “Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com o que nos vestir, estejamos contentes.”
Prezado, esteja contente, mas nunca satisfeito... Queira sempre uma vida de mais prosperidade, porque dinheiro é muito importante para viver bem e com dignidade. Dinheiro precisa ser respeitado. Jamais, amado!
Por quê? Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
Prezado leitor, saia de seu descontentamento... Pare de viver a síndrome de Acabe, porque o fim dele e de sua esposa Jezabel, foi horrível...
Aceite sempre com absoluta naturalidade os revezes da vida, e não tema pelo dia de amanhã... O amanhã não existe, ainda... Ele é apenas uma promessa, isto é, pode acontecer ou não...
Para quem não teme ao Senhor, tudo dá errado... Leia Jeremias 5:21 a 23.
Mas Deus sonda o nosso íntimo e se andarmos retos na sua Palavra, TUDO nos será agraciado porque o que você viver amanhã será o resultado de seu relacionamento com Deus, hoje. Simples assim!
Finalizando, desejo enaltecer o fato que vejo o Brasil mudando para melhor. Nesse preciso instante, há pelo menos três centenas de políticos corruptos que enfrentam sérias dificuldades para conciliar o sono. Achavam que roubariam e que ficariam impunes... Apostavam todas as suas fichas na lentidão da justiça brasileira... Hoje, eles tremem de medo porque alguns estão atrás das grades, e muitos a caminho de ver o sol nascer quadrado.
Eu, João, glorifico a Deus por isso!
João Antonio Pagliosa

Curitiba, 07 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário