quarta-feira, 15 de março de 2017

A Holanda será um problema?/ O problema da diabetes/ As novas das offshores

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 

A Casa Branca revelou os impostos pagos por Trump... poucos minutos antes da MSNBC. Durante a campanha eleitoral, o então candidato recusou-se sempre a divulgar as suas declarações, apesar de ser essa a tradição nos EUA durante as últimas décadas. Dito isto, Trump pagou apenas 25% do que recebeu.
A China diz que não quer uma guerra comercial com Trump. E o primeiro-ministro do país ainda lembra que o investimento chinês criou um milhão de empregos na América em 2016. Daqui a um mês, Xi Jinping vai a Washington.
O FC Porto voltou a ceder num problema... lateralsuficiente para ditar a sua eliminação da Liga dos Campeões e, anote bem, para deixar Portugal apenas com dois clubes na liga milionária (e isto sim, pode mudar o futebol por cá). Na outra eliminatória, parece que o Leicester ressuscitou e eliminou o Sevilha.
Os miúdos já têm adversários: a nossa selecção de sub-20 vai jogar no mundial contra o Irão, Costa Rica e Zâmbia.
Portugal ganhou um milionário. O prémio acumulado do Euromilhões saiu a um apostador em Faro, valendo 80 milhões de euros. Mais: o segundo e terceiros prémios também saíram em Portugal. Bem dizia o Fernando Peça: e esta, heim?

As notícias do dia 

Mais uma sobre as offshoressete acordos para troca de informação ficaram na gaveta mais de quatros anos. O Paulo Pena tenta explicar (a parte que terá explicação).
Outras do Montepio: Tomás Correia apela à "calma" e recusa demitir-se, mas aceita mudar de supervisor; o presidente da Caixa Económica diz ao Negócios que não haverá contágio (mas vem aí uma mudança de nome); o Governo mostra-se (mais ou menos) tranquilo; Marcelo acrescenta que "o fundamental é apelar à solidez da banca". Para explicar o que é essencial neste caso, o Pedro Ferreira Esteves fez este guia prático para o que se passa no Montepio.
Novidades, também, do caso Sócrates. Ontem soubemos das últimas buscas no GES antes do processo fechar. Isto enquanto os advogados de Sócrates alegavam que as buscas tinham passado do prazo. Tendo em conta a complexidade do processo, fizemos também um guia para quem se perdeu no caso (em 11 perguntas e respostas tão simples quanto possível).
Um problema que vem de Angola: a operadora de Isabel dos Santos cortou os canais da SIC, precisamente em Angola e também em Moçambique.
Um problema que é de cá: a lei do arrendamento está a dar má fama ao país. E, segundo o Negócios, sem resolver um problema de casas para arrendar (que caíram 40%). Pelo meio, o preço das casas não para de subir.
Uma boa nova: o Governo vai pôr online a 1 de Julho um livro de reclamações digital.
Um problema resolvido: a TAP chegou finalmente a acordo com os bancos - e já pode vender acções a trabalhadores.
Um problema sério é o da diabetes. Um estudo que vai ser hoje apresentado mostra cada vez mais casos e cada vez mais mortes devido a esta doença. E um aumento preocupante entre as grávidas.
Ontem o Governo pagou para evitar um problema: as horas extra vão ser pagas a todos por igual na Saúde (mas já tem outro à vista com os enfermeiros).
Evitou outro na Educação: o ministro disse ontem que as mudanças nos currículos serão graduais (e hoje o jornal i acrescenta que António Costa as adiou por causa das autárquicas).
E ainda outro com Marcelo: se o Presidente vetou um diploma sobre a GNR, Costa muda o diploma

As eleições na Holanda 

Esta noite vamos seguir aqui, ao minuto, os resultados das eleições na Holanda, mas pelo caminho vale a pena ir lendo alguma coisa para saber o que está em causa nestas primeiras eleições do ano na Europa. Primeiro, uma surpresa (vinda da Maria João Caetano, que está por lá): na Holanda discutem-se políticas e não Wilders. E a meio do texto alguém pergunta: “Nããão! É assim que vocês vêem isto?”.
E o que diz Barbara Vis, professora de Ciência Política na Universidade Livre de Amesterdão? "O partido de Rutte e o de Wilders não são assim tão diferentes". Pelo meio, também falámos com o comissário europeu dos Direitos Humanos, que se mostra preocupado com uma tendência global, propondo isto: “É preciso punir quem produz discursos de ódio, mesmo os políticos”.
E agora a opinião. A da Teresa de Sousa, que cruza a Holanda, a Europa e a crise com a Turquia (porque de Ancara, a Holanda já ouviu de tudo). E a opinião do Rui Tavares, que pergunta assim: "De que se queixam os holandeses?"

Hoje na agenda
  • Os contribuintes têm até hoje para reclamar, no Portal das Finanças, das despesas de 2016 que foram comunicadas através do e-fatura.
  • O Presidente da República encerra uma conferência da sua iniciativa para colocar o investimento no topo da agenda política. Na TSF, esta manhã, Marcelo disse que o PCP e BE foram um obstáculo (mas já não são). 
  • Portugal faz uma pequena emissão de dívida (mas de curto prazo).
  • A Reserva Federal (Fed) norte-americana deverá subir hoje as taxas de juro (pela segunda vez desde a chegada de Trump).

Só mais um minuto  

Uma história triste, mas bonita: morreu a escritora que enumerou as razões por que deveríamos casar com o seu marido. Doente terminal de cancro, Amy Krouse Rosenthal é autora de livros para crianças e escreveu no The New York Times uma verdadeira declaração de amor, que vai sobreviver aos tempos.
Por falar em resistir aos tempos, o Netflix vai terminar um filme inacabado de Orson WellesThe Other Side of the Wind está por terminar desde 1976 e conta a história de um realizador de cinema... com problemas em terminar a sua última obra, devido a uma nova vaga de cineastas. Que maravilhosa ironia, não é?
E se lhe dissesse que com a idade tendemos a ser mais felizes? É que o dizem estes estudos - e eu quero acreditar que é verdade, que a felicidade é crescente. É acreditando nisso que me despeço com um sorriso e com aquele desejo do costume: aproveite bem o dia, sorria sempre. Nós por aqui nos encontramos, sempre que procurar as notícias.  
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário