domingo, 29 de outubro de 2017

Hora de Fecho: Diamang: racismo, abusos e trabalhos forçados

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A maior empresa do império português nasceu há 100 anos em Angola. Fomentou a segregação racial, ignorou abusos sexuais contra mulheres negras e manteve o trabalho forçado durante mais de meio século.
Em entrevista, João Pedro Pais, na música há vinte anos e um dos melhores na luta greco-romana em Portugal, fala sobre quase tudo, da infância aos projetos futuros. "Epá, isto passa num instante."
Avenidas centrais de Barcelona estão cheias de manifestantes anti-independência. Já há guerra de números: polícia falam em 300 mil pessoas, a organização em 1,3 milhões. Veja as imagens do protesto.
Numa entrevista, o Ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que o presidente destituído do governo regional da Catalunha poderá vir a ser preso por ter participado no movimento independentista.
Num comunicado, os comunistas consideram "profundamente criticáveis as atitudes do Governo espanhol, na base da intolerância, do autoritarismo, da coação e da repressão".
Perante os bombeiros, o primeiro-ministro pede que todos sejam capazes de trabalhar juntos. Marta Soares diz que bombeiros não querem depender da ANPC e avisa: "Nunca nos queira ver nas ruas".
Concelhos localizam-se nos distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro. Veja quais estão em alerta em mais um fim-de-semana de calor, com as temperaturas máximas a chegar aos 30 graus.
Historiador do comunismo, David Priestland foca agora a sua atenção no liberalismo económico. Nos 100 anos da Revolução de Outubro, o professor de Oxford falou sobre o passado soviético e não só.
Os vírus precisam de parasitar seres vivos para conseguirem replicar-se e continuar a existir. As bactérias são um dos seus alvos e isso pode tornar-se uma vantagem para os humanos.
As paredes brancas denunciam o nome deste novo hotel, que trouxe a essência das ilhas gregas e misturou-a com a natureza dos Açores. No White a prerrogativa é o descanso sobre o mar.
Se um concerto destes americanos fosse traduzido em parágrafos dava uma melancólica carta de amor. E o de sábado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, foi mais um. Esta é uma carta possível. 
Opinião

Alberto Gonçalves
As reacções do PS ao ralhete de Marcelo (de chamar-lhe jumento a acusá-lo de querer uma ditadura) foram as expectáveis no partido que tem Lula, Chávez e a Gorda do Frágil como exemplos de sofisticação

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O acórdão da Relação do Porto, invocando a letra da Bíblia, contradisse o seu espírito que é, em Jesus Cristo, o mandamento novo da caridade, que “tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Rui Ramos
A pretexto da floresta, o governo vai tornar a vida ainda mais difícil às populações rurais. A Idade Média foi o tempo dos povoadores. Vivemos agora no tempo dos despovoadores.

Ruth Manus
O segredo para um relacionamento dar certo, a meu ver- e digo por experiência própria- é não entender boa parte do que o outro diz. Isso tem dado muito certo por aqui. 

João Filipe Bugalho
O Governo anunciou um conjunto de medidas, algumas das quais parecem ir no bom sentido, embora estejamos longe de perceber como, com quem e quando, a maior parte delas vai ser posta em prática.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário