terça-feira, 14 de março de 2017

Cuidado com o Montepio/ A previsão de Passos/ Quatro leituras para saber mais



P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
a pela Crimeia chegou à EurovisãoA Ucrânia pode fechar a porta à candidata que a Rússia escolheu para a Eurovisão, suspeitando que esta esteve na região em 2015, violando a proibição de passagem.
A Turquia suspendeu relações diplomáticas com a Holanda. O país vai banir o embaixador holandês em Ancara, ameaçando ainda rever o acordo estabelecido com a UE para conter o fluxo de refugiados a entrar na Europa. E não há apelo à calma que trave Erdogan.
Uma tempestade adiou o encontro entre Trump e MerkelO Presidente americano ligou à chanceler a avisar do mau tempo que se aproxima da costa Leste dos EUA.
Em qualidade de vida, Lisboa passou Nova Iorque. Um estudo da consultora Mercer põe oito cidades europeias entre as dez cidades com melhor qualidade de vida. Lisboa ocupa o 43º lugar num ranking com 231 cidades.
O Benfica teve qualidade de vida (durante 90 minutos). O jogo contra o Belenenses foi tão tranquilo quanto Rui Vitória poderia desejar. Em Inglaterra, José Mourinho não pode dizer a mesma coisa

As notícias do dia 

Mais um alerta sobre a dona do Montepio: a auditora avisa que a Associação Mutualista estava com as contas no vermelho. A Cristina Ferreira teve acesso ao documento, distribuído pelos 23 membros do Conselho Geral, para que seja debatido na reunião desta tarde. Onde a KPMG deixa um forte alerta aos mutualistas de que a associação Montepio Geral enfrenta um quadro crítico, de falência técnica, com necessidades de uma injecção de fundos. O alerta é importante para todos: mutualistas, responsáveis da supervisão e para nós, leitores. Para que não se diga que ninguém avisou. Também hoje, o Negócios tem um trabalho sobre o que o Montepio, o banco (e não o accionista) tem que fazer para evitar um aumento de capital.
Mais novidades da banca: o Novo Banco vai apoiar solução para lesados do BESexplica a Rosa Soares, acrescentando que mais de 90% dos afectados pelo problema que vem dos tempos do BES estarão dispostos a aceitar a proposta. No DN conta-se outra história: a avaliação de trabalhadores no Novo Banco vai ter uma quota baixa para boas notas.
A banca tornou-se o alvo principal das comissões de inquérito - e hoje começa mais uma, a sétima sobre o sector desde o início da crise, nas contas feitas pela Liliana Valente. Quem já esteve em anteriores sugere agora mudanças nas regras - para garantir uma voz às minorias políticas (ora leiam João Semedo). E acrescenta a Maria João Lopes, na revisão das comissões do passado: "De boas comissões está o inferno cheio".
Voltamos à entrevista de Assunção Cristas ao PÚBLICO, para mais umas surpresas:
Ontem foi o dia do terceiro depoimento de Sócrates. Foram seis horas para novas suspeitas, que o ex-PM atirou para Passos Coelho, conta a Mariana Oliveira, que nos fez uma infografia à medida - explicando os arguidos no processo, as ligações entre eles e os crimes em causa para cada um.
Ontem, a PGR pediu alterações à investigação da criminalidade económico-financeira. O MP terá de ter outro tipo de organização, diz Joana Marques Vidal, já com críticas do bastonário dos Advogados à morosidade da investigação.
O Governo vai, para já, substituir 63 centros de saúdeA maioria será construída de raiz.
Por falar em problema: as vendas porta a porta geram 4 mil queixas por anoA DECO pede mudanças.
E uma polémica, para fechar: o director da FCSH voltaria a tomar a mesma decisãomas agora "com mais convicção". E agora pode ler a Alexandra  Lucas Coelho e o João Miguel Tavares e decidir quem acha que tem razão.

Ler e saber 

400 mil anos: eis o fóssil humano mais antigo de Portugal. A gruta da Aroeira, em Torres Novas, guardava um fóssil de um crânio com traços morfológicos únicos e uma datação precisa. Agora, falta encontrar o esqueleto, explica a Andrea Cunha Freitas. "É uma das grandes descobertas em território português", admite a antropóloga Eugénia Cunha, anotando o que isto nos explica e as interrogações que nos deixa.
São artistas sírios no exílio, em Berlim? Não. Só artistas, sff. Os novatos chegaram a pé, a elite aterrou já com exposições agendadas. Nos últimos cinco anos, Berlim recebeu de braços abertos mais de 5 mil artistas e intelectuais sírios. Expressam nas suas obras o sentimento em relação ao país que abandonaram, a partir de um exílio, angustiante e inspirador. Sim, diz o Tiago Carrasco nesta reportagem para o P2: a arte é uma linguagem universal para desafiar a morte.
A Isabel Lucas voltou à América dos livros. E conta-nos ela: "Território procurado pela ficção, o Dakota do Norte tornou-se recentemente universal por causa de Standing Rock. A realidade dos índios, quase sempre na sombra, está a ganhar em visibilidade à comédia negra de Fargo. É a chegada a um Oeste que pede justiça." Quer entrar? Só um aviso: a porta para o Oeste dá para uma paisagem de raiva e silêncio.
Voltamos à Holanda? A Maria João Guimarães continua em Amesterdão e hoje põe o dedo na ferida da campanha eleitoral: "A identidade é o tema dominante na campanha holandesa. Pode um muçulmano ser holandês, por mais integrado que esteja? Ou tem de provar sempre que está integrado? E o que é afinal ser holandês?" O que é, afinal, ser holandês? E agora pomos uma cara nesta história: Alex primeiro foi "o português", depois o "estrangeiro". Já agora, que falamos do assunto, deixo-lhe duas sugestões extra: os 14 candidatos que serão eleitos amanhã; e o que dizem os jornais estrangeiros sobre as eleições.

Hoje na agenda
  • Começa a nova comissão de inquérito à CGD, dedicada a perceber os contornos da nomeação e demissão de António Domingues. Às 16h00.
  • Theresa May vai à Câmara dos Comuns apresentar os resultados do Conselho Europeu, já pela manhã. 
  • O F.C. Porto joga em Turim a segunda mão dos oitavos-de-final da Champions, tentando dar a volta ao 0-2 do jogo no Dragão. 

Só mais um minuto  

É que a Alexandra Prado Coelho já foi ao cabaret de José Avillez - mas não estragou a surpresa toda. A história começa assim: "Vimos para o Beco. Avançamos, pela calada da noite, à procura da entrada, seguindo um homem misterioso. Tinham-nos avisado que a porta estava escondida mas que, de certeza, haveria espectáculo nessa noite. E o homem que nos guia parece confirmar que, efectivamente, alguma coisa acontece lá hoje".
O Nuno Pacheco encantou-se com o diálogo de Camané. Foram quatro noites consecutivas no São Luiz, com a lotação esgotada, a mostrar o fadista em louvável harmonia com a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Contas feitas, só faltou meia estrela para a perfeição.
Ficou curioso? Deixo-lhe aqui um pedacinho, só para dar açúcar ao início do dia. Agora vamos, é hora de começar.
Que tenha um dia feliz e produtivo. Passe por nós para uma actualização das notícias (ou apenas pela companhia).

Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário