terça-feira, 14 de março de 2017

PLASMA: Hospitais estão finalmente a aproveitar todo o plasma doado pelos portugueses

13 DE MARÇO DE 2017 - 07:32


Conheça o circuito do sangue: desde o braço dos dadores até às câmaras de frio 
onde estão milhões de euros em plasma.

A doação pelo sistema aférese é mais demorada: exige quase uma hora do tempo do doador, mas permite, pela centrifugação do sangue, retirar apenas e obter muito mais plaquetas do que numa doação normal
Durante anos, o Instituto Português do Sangue teve de mandar plasma para o lixo por ter poucos compradores. Ordem do governo, depois do caso Octapharma, já travou compras às farmacêuticas.

Pedro e Carla são dois dadores que encontramos no Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa (há outros dois centros semelhantes no Porto e em Coimbra). Ele dá sangue há quase 30 anos e ela há cinco, aproveitando os dias de folga.
É em portugueses como estes que têm origem as reservas de plasma do Instituto Português de Sangue e Transplantação (IPST), num componente do sangue a que alguns chamam "ouro líquido" pela cor e pelo valor a que se vende, mas também pelas vidas que salva ou porque depende muitas vezes de doações de sangue de quem quer ajudar o próximo sem ganhar nada com isso.
Desde 2014 que o IPST conseguiu passar a tratar todo o plasma dos milhares de dadores portugueses, inativando o produto, num processo que garante a sua segurança.
Contudo, sem explicações e apesar dos avisos do IPST enviados aos hospitais públicos, estes continuavam a comprar quase exclusivamente às farmacêuticas, sobretudo à Octapharma, apesar de os responsáveis do IPST garantirem que os seus preços até são mais baratos e o método de inativação é o mesmo. À TSF, o presidente do Instituto, João Paulo Almeida e Sousa, explica que tudo mudou a partir do final de 2016.
A 19 de dezembro, pouco depois do início do caso judicial do plasma a envolver a Octopharma, o governo emitiu um despacho que obriga os hospitais do SNS a recorrerem primeiro ao IPST quando precisam de comprar plasma.
O Ministério da Saúde defende que "a dádiva voluntária, não remunerada e, como tal, solidária por parte dos cidadãos, deve ser totalmente aproveitada a favor dos doentes tratados em Portugal e o país reúne condições para se tornar autossuficiente no fornecimento de plasma inativado para transfusão".
O presidente do IPST sublinha que apesar de existir um prazo de transição até maio, começaram logo a notar a diferença na procura pelo plasma inativado pelo método do solvente detergente.

Até aí, os hospitais preferiam a Octapharma, apesar de o método usado no IPST para tratar o plasma ser exatamente o mesmo e vir de dadores portugueses em vez de comprado no estrangeiro. Depois do despacho, segundo João Paulo Almeida e Sousa, passaram a existir "muitas solicitações dos hospitais públicos, coisa que não vinha acontecendo antes, tendo já praticamente comprometido todo o plasma inativado por esse método".
Fonte: TSF

Comentário: como presidente da Direcção da ADASCA congratulo-me com esta boa nova (noticia). Se os dadores de sangue portugueses são considerados os mais seguros, porque continuou durante anos o cambalacho do plasma da octaframa?
Este é mais um caso que vai em breve vai deixar de ser, aliás, como é típico neste País. Quem se governou à conta durante estes todos?
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA 
(Dador de Sangue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário