terça-feira, 14 de março de 2017

360º - É mesmo possível adiar a acusação do caso Sócrates? E quem pode travar o poupulismo de Wilders na Holanda?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a escalada de tensão entre a Turquia e a Holanda (extensível ao resto da Europa) não pára de crescer. Ontem os turcos expulsaram o embaixador holandês quase ao mesmo tempo que Recep Erdogan acusou (de novo) a Alemanha de apoiar o terrorismo.

Acabou-se o pingue-pongue político: o Parlamento britânico deu luz verde ao BrexitTheresa May já pode accionar o artigo 50 e avançar para a saída do Reino Unido da União Europeia (o que pode acontecer dia 27). Mas sem qualquer proteção legal para os europeus que vivam no país (a proposta da câmara alta foi chumbada). Problema seguinte: a Escócia vai avançar para um referendo (a aprovação pode ser dada já na próxima semana).

Há mais um problema a crescer na banca portuguesa: o Montepio. O Público noticia um buraco de 107 milhões na dona do banco que a deixa em falência técnica; o Negócios diz que tem de aplicar várias medidas para evitar um aumento de capital.

Por falar em banca, toma hoje posse a nova Comissão de Inquérito à CGDa dos SMS de Centeno.

Lisboa vai ter 14 novos centros de saúde. Aé 2020, irão substituir aqueles que estão instalados em prédios de habitação e são frequentados por 300 mil doentes. O DN fala num investimento de 30 milhões por parte da Câmara.

Por falar em Lisboa, a capital portuguesa é melhor para viver que Madrid ou Nova IorqueEntre 231 cidades avaliadas no mundo inteiro, ficou em 43º lugar no ranking da qualidade de vida. A líder é Viena (Áustria); a pior é Bagdade (Iraque).



Outra informação relevante

É mesmo possível adiar o caso Sócrates? Como e com que consequências? Por quanto tempo mais? Enquanto não chega a confirmação oficial do terceiro adiamento da Operação Marquês (cujo despacho de acusação devia ser conhecido esta sexta-feira), o Luís Rosa construiu este Explicador sobre todas as polémicas dos prazos da investigação ao ex-primeiro-ministro.

José Sócrates que voltou ontem a ser interrogado e por mais de seis horas. Neste terceiro interrogatório, o procurador Rosário Teixeira confrontou-o com os negócios da PT, mas Sócrates mostrou-se muito crítico à entrada e à saída: "O Ministério Público ou acusa ou cala-se"; "nunca recebi dinheiro de ninguém"; "as alegações sobre a PT são tão estapafúrdias", disse.

Hoje há novas audições a arguidos do processo a provar que a investigação continua. Mas enquanto a PGR Joana Marques Vidal evocou os oito anos da investigação a Bernard Madoff para justificar o tempo de alguns processos judiciais, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu um "desconforto" geral para com a Justiça

Mudando de assunto. Há um 'hospitalgate' no PS da Guarda. O aparelho socialista ameaçou, por escrito, o ministro da Saúde de que lhe retiraria a confiança política caso não nomeasse boys do partido para a gestão hospitalar do distrito. A polémica, naturalmente, alastrou.

Já Mário Centeno foi fazer queixas das agências de 'rating' e de Bruxelas ao Finantial Times. Para mercados e Europa ouvirem, o ministro das Finanças disse que nem a Comissão Europeia, nem as agências de notação têm tratado o governo português "com justiça". Centeno pede que o país seja retirado de 'lixo' e do Procedimento por Défices Excessivos

O aumento de 20% nas exportações pode ter parecido uma boa notícia, mas a subida do preço do petróleo ditou um agravamento em 252 milhões de euros da balança comercial. A China já nem está entre os nossos principais parceiros.

O diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova acha que houve informações "erróneas e até mentirosas" sobre o caso Nogueira PintoNum email enviado a professores, investigadores e alunos, Francisco Caramelo explica que a anulação se deveu apenas à possibilidade de violência ser muito elevada e garantiu que voltaria a tomar a mesma decisão "com mais convicção".

Nos EUA, são os imigrantes portugueses que estão em risco de perder a nacionalidade americanaOs jovens que chegaram aos Estados Unidos como crianças ilegais podem ficar sem direitos de cidadania se Donald Trump cumprir a promessa de terminar com o programa que protege estas pessoas.


Da administração Trump vêm ainda dois desmentidos. Sean Spicer diz agora que o presidente americano nunca disse que foi escutado por Obama. E Kellyanne Conway desmente que essas escutas tenham sido feitas via microondas, depois de ter apontado esse como um dos meios de espionagem.

No futebol, o Benfica venceu o Belenenses por 4-0 e manteve a liderança da I LigaOs encarnados seguiram a onda das goleadas dos três grandes e não alinharam na constante troca de líder a que se assiste em Espanha. Culpa do do costume e do que não é, resumiu o Tiago Palma na crónica. O do costume é Mitroglou, que parece ter uma relação de sucesso com os do Restelo. Em Inglaterra, o Manchester de Mourinho foi posto fora da Taça pelo Chelsea e houve polémica. Hoje, na Liga dos Campeões, o FC Porto joga em Turim com a Juventus para tentar anular uma desvantagem de dois golos.



Os nossos Especiais

Como travar a direita populista de vencer as eleições na Holanda amanhã? Partidos de turcos e africanos, estrelas de TV e ativistas cibernéticos usam os últimos trunfos contra Wilders, como conta a a reportagem do Tiago Carrasco em terras holandesas.

É possível baixar a fatura mensal com a televisão? Segundo as contas do David Almas, sim. Trocando o pacote da sua operadora por um serviço de televisão a pedido, como a Netflix ou a Amazon Prime Video.

 

A nossa opinião


Notícias surpreendentes

Um crânio com 400 mil anos. Uma equipa internacional de arqueólogos descobriu o fóssil humano mais antigo já encontrado em Portugal. Estava na gruta da Aroeira, concelho de Torres Novas, e demorou dois anos a ser separado do bloco de sedimentos onde estava incrustado.

Será que se deixarmos cair um pedaço de comida no chão e o apanharmos em cinco segundos vai estar livre de bactérias? E se comermos carne de porco mal passada, vai fazer-nos mal? Uma investigação da Food Standards Agency acaba com 5 mitos da Segurança Alimentar.

Por falar em alimentação, investigadores de Harvard decidiram dar uma ajudinha para a operação biquini deste verão. Ensinam o que comer e o que mais fazer para recuperar a forma em poucos meses.

Por falar em comida, há um novo espaço do chef José Avillez em Lisboa: agora é um restaurante-cabaret. O Tiago Pais passou uma noite no Beco e conta os segredos que são exatamente o segredo do que por lá se oferece. Por isso, se quiser lá ir e ser surpreendido é melhor não ler.


Antes que lhe faça mais fome (ou sede), é melhor ficar por aqui. Com uma última sugestão: ir passando pelo Observador para se manter a par de toda a informação do dia.

Boa terça-feira, feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário