segunda-feira, 23 de março de 2020

Covid-19 / Aveiro: Caso positivo faz ativar plano de contingência do lar da Misericórdia

Uma pessoa utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, que é um dos maiores da região, acusou positivo no diagnóstico de Covid-19, depois de ter recebido assistência hospitalar, encontrando-se internada com um quadro reservado.

A informação foi dada ao final da tarde deste domingo pelo provedor da instituição, admitindo que surgissem desenvolvimentos a qualquer momento.

Confrontada com este caso, e com outros suspeitos, a instituição ativou as medidas previstas no plano de contingência do complexo social da Moita, em Oliveirinha, nomeadamente determinando quarentena de funcionários.

A Santa Casa aguarda, ainda, que, no âmbito do acompanhamento clínico, seja atendido o pedido à autoridade de saúde para realizar testes de despistagem “a outras pessoas que sentem sintomas”, como adiantou o provedor Lacerda Pais.

A mesa administrativa enfrenta dificuldades também em adquirir material de proteção individual, nomeadamente máscaras, “que estão a fazer muita falta, mas não se encontram em lado nenhum”.

Cerca de duas dezenas de funcionários do complexo da Moita têm optado, nos últimos dias, por pernoitar nas instalações de forma a evitar contatos exteriores, aproveitando a disponibilidade de quartos de uma recente ampliação.

Como forma de tentar conter a propagação da pandemia, o lar, que tem 120 utentes, seguiu as recomendações da Direção Geral da Saúde, suspendendo as visitas, bem como a atividade do centro de dia.

O complexo social tem a funcionar outras valências, como o apoio domiciliário a idosos e a cantina social, que permanecem em atividade.

O utente do lar é um dos 12 casos confirmados de Covid-19 que a autoridade de saúde concelhia reportou nesta tarde de domingo ao município de Aveiro, que está a acompanhar a situação em Oliveirinha.

O número coincide com um mapa de infectados por concelho divulgado pelo presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro.

Fonte: Notícias de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário