segunda-feira, 23 de março de 2020

Moçambique detecta primeiro infectado pelo covid-19

Foto de Adérito Caldeira

O ministro da Saúde anunciou neste domingo (22) o primeiro caso confirmado em Moçambique do coronavírus SARS-Cov2, "registado num individuo do sexo masculino de mais de 75 anos de idade, nacionalidade moçambicana, que retornou ao país de uma viagem ao Reino Unido em meados deste mês". Armindo Tiago escusou-se a indicar em que província do nosso país o doente está mas esclareceu que devido "sintomatologia ligeira, encontra-se em isolamento domiciliar".

"Trata-se de um caso importado de infecção pelo coronavírus. O diagnóstico foi realizado pelo Instituto Nacional de Saúde usando a técnica da reacção da cadeia de polymerase ou frequentemente referida como PCR. O paciente tem sintomatologia ligeira, encontra-se em isolamento domiciliar, está em seguimento clínico pelas autoridades de saúde do país. Decorre neste momento, como mandam as regras da Organização Mundial da Saúde, o rastreio dos contactos para efeitos de monitoria e avaliação da transmissão do vírus”, disse em conferência de imprensa em Maputo o ministro Armindo Tiago.

O titular da Saúde referiu ainda “registamos até hoje, 22 de Março, a entrada e o respectivo rastreio de 338.427 pessoas, provenientes de países confirmados com o covid-19. É importante referir que até ao presente o cumulativo de passageiros que já esteve em quarentena é de 1.248 pessoas, sendo que o numero actual de pessoas em quarentena é de 695 pessoas. Em Moçambique, a nível do Instituto Nacional de Saúde, até hoje foram testados 46 casos suspeitos dos quais quatro foram testados nas últimas 24 horas. Dos indivíduos testados pelo Instituto Nacional de Saúde 45 casos foram negativos e um caso é positivo para o covid-19”.

Armindo Tiago reiterou a necessidade do cumprimento das medidas de prevenção que nesta sexta-feira(20), ainda antes da identificação do primeiro doente infectado pelo novo coronavírus, foram agravadas pelo Presidente da República.

“Suspender a emissão de vistos de entrada para Moçambique e cancelar os já emitidos; Reforçar as medidas de obrigatoriedade de quarentena domiciliária de 14 dias para todos os viajantes; Determinar o encerramento de todas as escolas públicas e privadas do ensino pré-escolar ao ensino superior; Suspender a realização de todos os eventos de carácter social que envolvam mais de 50 pessoas, tais como celebrações, eventos desportivos e culturais, cerimónias religiosas, entre outros, com excepção de reuniões de interesse do Estado, que cumpram com os requisitos de prevenção emitidos pelas autoridades sanitárias competentes; Impor a obrigatoriedade de implementação de medidas de prevenção por todas as instituições públicas e privadas, incluindo operadores comerciais, com vista a reduzir o risco de contaminação; Reforçar as medidas de fiscalização e de vigilância com vista a garantir o normal funcionamento da cadeia de abastecimento” anunciou o Presidente Nyusi que ainda referiu ter sido criada uma “comissão técnico-científica” para aconselhar o Governo na tomada de decisões.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário