sábado, 7 de agosto de 2021

Renovada certificação do Sistema de Gestão da Qualidade implementado na Câmara de Águeda

Renovação acontece após auditoria realizada durante o mês de junho ao funcionamento dos serviços camarários

A Câmara Municipal de Águeda acaba de ter o certificado do Sistema de Gestão da Qualidade renovado, após uma auditoria realizada por uma equipa auditora da APCER – Associação Portuguesa para a Certificação durante o passado mês de junho. A entidade certificadora deu os “parabéns” e disse estarem “reunidas todas as condições para conceder a renovação da certificação ao Sistema de Gestão” implementado na Autarquia.

A auditoria tinha como objetivo avaliar a adequabilidade, capacidade e eficácia do Sistema de Gestão (SG) da Câmara Municipal de Águeda em assegurar a melhoria contínua e o cumprimento dos objetivos e de todos os requisitos da norma de referência NP EN ISO 9001:2015, mantendo-se operacional, conforme e relevante face à política e objetivos da organização, de modo a melhorar o desempenho global da organização.

Segundo o relatório apresentado pela equipa auditora, “o Sistema de Gestão da Qualidade está devidamente desenvolvido e implementado, evidenciando níveis de conformidade e desempenho adequados” e “o cumprimento dos requisitos associados” à referida norma.

A equipa auditora destacou, como pontos fortes do funcionamento da Câmara Municipal, a “adequabilidade das atividades desenvolvidas em tempos de contingência”; a “dinâmica do sistema de qualidade” e a “focalização no munícipe”; o “sistema de funcionamento e gestão dos serviços da Câmara assente numa estrutura de desmaterialização”; a “aposta contínua em tecnologias de informação”; e a “responsabilidade social patente em todos os serviços, privilegiando a inclusão”.

Segundo o relatório de auditoria, a Câmara Municipal evidenciou “práticas de planeamento com vista à concretização dos objetivos estabelecidos”, concluindo que “a organização tem vindo a implementar ações eficazes e consequentemente melhorado o seu sistema (de gestão de qualidade)”.

A equipa auditora frisou ainda que “não foram identificadas situações de impacte negativo”.

Os auditores realçaram, em particular, que, no contexto do quadro epidemiológico da COVID-19, a Câmara Municipal “elaborou um Plano de Contingência em 2020 segundo as orientações DGS/ACT dirigido aos colaboradores e outras partes interessadas e tendo em consideração a continuidade da prestação dos serviços à comunidade local”.

Ainda neste âmbito, sublinharam que a Câmara de Águeda readaptou “os seus serviços face o atual momento de pandemia sem nunca deixar de serem tratados”, elogiando que “a sua forte estrutura assente em tecnologias de informação e infraestruturas permitiram uma rápida resposta às solicitações”.

O relatório dos auditores evidencia que “a gestão proativa e empenhada do capital humano da Câmara Municipal de Águeda transformaram Águeda num município inovador, criativo e dinâmico capaz de ombrear com o que de melhor se faz em Portugal, na Europa e no Mundo, nas mais diversas áreas”.

A Câmara Municipal de Águeda, que “na última década cresceu, notabilizou-se e mostrou que com rumo certo é possível fazer mais e melhor” e que “tem um trabalho dignificante na área da Ação Social, Ambiente e Sustentabilidade, Associativismo, Cultura e Educação, Desenvolvimento Económico, Segurança e Proteção Civil, tem “um forte investimento em certificações potenciando a sua responsabilidade pelo fazer bem e criando oportunidades de melhoria e crescimento sustentado por inclusão das mesmas”.

É certificada, para além da ISO 9001, na ISO 27001 (âmbito das obras particulares) e em fase de conclusão ISO 37120 (desenvolvimento sustentável de comunidades), estando a trabalhar para, num futuro próximo, obterem a certificação na ISO 4427, 4522, 4552, 37121 e 37122. É a ainda a única Câmara em Portugal com o 2.ª nível de excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário